Suriname e Guiana avaliam possível interconexão de gás, diz Staatsolie

Suriname e Guiana avaliam possível interconexão de gás, diz Staatsolie
19 de fevereiro de 2026

Países discutem possíveis projetos de integração há anos como parte de um “corredor de energia”

Um gasoduto entre os vizinhos Guiana e Suriname para transportar gás de seus projetos offshore seria de “grande interesse” para aumentar a disponibilidade do combustível, disse nesta quarta‑feira o diretor‑geral da estatal surinamesa Staatsolie, Annand Jagesar.

Ambos os países estão desenvolvendo separadamente suas indústrias de petróleo e gás em alto-mar, com um consórcio liderado pela Exxon Mobil expandindo rapidamente a produção de petróleo bruto e buscando iniciar a produção de gás não associado na Guiana nos próximos anos.

No Suriname, um consórcio liderado pela TotalEnergies deve começar a produzir petróleo em 2028 por meio do projeto Gran Morgu, de US$12 bilhões, enquanto um desenvolvimento separado de gás natural avança rumo à decisão final de investimento.

Guiana e Suriname discutem possíveis projetos de integração há anos como parte de um “corredor de energia” que poderia incluir também a Guiana Francesa e o Brasil, mas ainda não foram dados passos concretos.

Jagesar disse, em uma conferência em Georgetown, que o projeto de gás Sloanea da Petronas, no Bloco 52 offshore, deve ter decisão final de investimento neste ano, depois que a companhia malaia e a Staatsolie o declararam comercial em 2025.

Fonte: CNN Brasil.
Voltar