Parada Geral da Veracel prevê contratação de 1.200 profissionais na Bahia

Parada Geral da Veracel prevê contratação de 1.200 profissionais na Bahia
2 de fevereiro de 2026

Com início em 26 de janeiro, a manutenção industrial prevê investimento estimado de R$ 8,5 milhões em serviços na região

A Parada Geral 2026 da Veracel Celulose tem início nessa segunda-feira, 26 de janeiro, com expectativa de gerar impacto positivo relevante na economia do sul da Bahia. Durante o período, a companhia prevê a contratação direta de aproximadamente 1.200 profissionais, com prioridade para a mão de obra local, além de um investimento estimado em R$ 8,5 milhões em serviços de transporte, alimentação e hospedagem na região.

Com a intenção de fortalecer a cadeia produtiva local, a mobilização envolve fornecedores e prestadores de serviço de diferentes municípios do entorno da fábrica. Setores como hotelaria, alimentação e logística estão entre os principais beneficiados, ampliando a geração de renda e a circulação de recursos durante o período da parada.

Considerada uma das principais iniciativas industriais da Veracel, a Parada Geral tem reflexos diretos na economia regional ao estimular contratações temporárias e a atividade de empresas locais. “Além do impacto socioeconômico, a Parada Geral integra o compromisso contínuo da Veracel com a segurança operacional, a confiabilidade de seus processos industriais e a sustentabilidade do negócio, assegurando a estabilidade da fábrica e a eficiência de longo prazo da operação”, explica Fabrício Stange, diretor industrial da Veracel.

O foco central da Parada Geral 2026 é a manutenção normativa da Caldeira de Recuperação (CR), etapa considerada mandatória para garantir a continuidade segura e confiável da operação industrial. Durante o período, a fábrica tem suas atividades temporariamente interrompidas para a realização de inspeções, reparos, ajustes preventivos e projetos de modernização em equipamentos críticos do processo produtivo.

A programação inclui ainda ações voltadas à modernização tecnológica e à mitigação de riscos associados à obsolescência de equipamentos. Entre os destaques estão a substituição de relés da subestação elétrica e de drives de acionamento da máquina de secagem. “As ações reforçam a confiabilidade operacional, a segurança dos ativos industriais, a sustentabilidade do negócio no longo prazo e a aderência às normas regulatórias, como a NR-13”, diz Stange.

Entre as principais atividades previstas para a Parada Geral 2026 estão o projeto de aumento de performance do CD Filter, a revisão geral do filtro de lama, melhorias estruturais na cortadeira da área de secagem, a interligação da nova linha de picagem no preparo de cavacos, a retubagem do quinto efeito na evaporação, a manutenção geral das válvulas do turbo gerador e a interligação do novo decantador de cinzas da Caldeira de Recuperação.

Fonte: Portal Celulose.
Voltar