O Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu antecipar a realização do primeiro leilão de transmissão previsto para 2026. Inicialmente programado para abril do próximo ano, o certame foi remarcado para março. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial da União. A pasta confirmou ainda os demais certames do setor: um segundo leilão em outubro de 2026 e mais dois para o ano de 2027, nos meses de abril e outubro.
Para 2025, está previsto um leilão no dia 31 de outubro, com a oferta de 11 lotes. A estimativa é de que os investimentos cheguem a R$ 7,96 bilhões, com a geração de aproximadamente 18.839 empregos, entre diretos e indiretos.
As obras do leilão deste ano estão distribuídas por 13 unidades da federação: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. O prazo estimado para a entrega dos empreendimentos varia entre 42 e 60 meses, conforme o grau de complexidade de cada projeto.