Fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu (MS) deve iniciar obras nos próximos meses

Fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu (MS) deve iniciar obras nos próximos meses
19 de janeiro de 2026

Projeto bilionário aguarda licença de instalação, prevista para março, após ratificação da Licença Prévia pelo CECA

A nova fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, deve ter suas obras iniciadas ao longo de 2026, com expectativa de começo nos próximos meses. Inicialmente prevista para fevereiro, a construção do empreendimento dependerá da concessão da Licença de Instalação, atualmente em fase final de análise pelo órgão ambiental estadual.

A Licença Prévia, que aprovou a localização e a concepção básica do projeto, foi ratificada pelo Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA) em dezembro. Segundo o governo do Estado, a expectativa é de que a Licença de Instalação seja concedida em março, o que abrirá caminho para o início efetivo das obras ainda neste ano.

O empreendimento prevê investimento estimado em US$ 4 bilhões e deverá gerar cerca de 10 mil empregos durante a fase de construção, além de aproximadamente 3 mil postos de trabalho na etapa de operação. A unidade terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano e será instalada a cerca de 15 quilômetros do perímetro urbano da cidade.

Com a confirmação do projeto, o Estado passará a contar com sete fábricas de celulose. Atualmente, já possui quatro unidades em operação, além da planta da Arauco em construção no município de Inocência (MS).

Reconhecido como o “Vale da Celulose”, Mato Grosso do Sul responde por cerca de 24% da produção nacional do setor. O Estado ocupa a segunda posição em área cultivada com eucalipto, lidera a produção de madeira em tora destinada à indústria de papel e celulose e figura como vice-líder nacional em área total plantada com árvores, atrás apenas de Minas Gerais.

Fonte: Portal Celulose.
Voltar