O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária integral da Wilson Sons, para a expansão e modernização do terminal de contêineres do Porto de Salvador (BA), com a ampliação do pátio de armazenagem e aquisição de novos equipamentos.
O investimento, que será financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante, visa atender à demanda por movimentação de contêineres e elevar o patamar operacional do terminal. Durante a fase de implantação, a expectativa é de criação de cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos.
Com a conclusão do projeto, o Tecon Salvador mais que dobrará sua capacidade de movimentação anual, passando dos atuais 553 mil TEUs para mais de 1 milhão de TEUs – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, “a expansão do terminal de Salvador contribuirá para reduzir gargalos logísticos, fortalecer a integração comercial entre os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte — sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins — e os mercados externos, além de ampliar a competitividade das exportações nacionais”.
Mercadante explicou ainda que a iniciativa está alinhada à política comercial do governo federal e do presidente Lula, que busca estimular a exportação de produtos com maior valor agregado”.
“O contrato de financiamento, firmado com o BNDES reforça nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da infraestrutura portuária brasileira. Os investimentos no Tecon Salvador ampliarão a capacidade do terminal, gerarão emprego e renda na Bahia e reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento da região”, destaca o diretor financeiro da Wilson Sons, Michael Connell.