O consumo de água na produção de celulose e papel reduziu significativamente durante as últimas décadas, segundo dados do Ibá e a ABTCP, situando-se atualmente em uma média de aproximadamente 20 a 40 m3 por tonelada, no entanto, diante do crescente cenário de déficit hídrico no Brasil, onde cerca de 3.800 municípios enfrentaram secas na última década, segundo relatório da “Fundação SOS Mata Atlântica”, o setor vem se comprometendo com metas mais ambiciosas de reducción a fim de acompanhar a crescente demanda por papelão e embalagens mais sustentáveis e a contínua expansão da capacidade produtiva, exigindo, ao mesmo tempo, o cumprimento de normas regulatórias cada vez mais rigorosas.
Neste cenário, as soluções de reúso e reciclagem de água, aliadas a tecnologias de ponta para tratamento de efluentes, tornam-se cruciais para reduzir radicalmente o consumo de água por tonelada produzida e se adaptar às exigências dos mercados globais em termos de produção mais verde, eficiente e circular.
A Veolia, líder global em soluções em regeneração de água, está na vanguarda dessa transformação, oferecendo um portfólio abrangente de tecnologias e serviços projetados para garantir a qualidade da água e sua reutilização de forma segura e eficiente. Com um profundo entendimento dos processos intensivos em água e energia da indústria, a Veolia desenvolve soluções personalizadas que não apenas atendem aos desafios operacionais e regulatórios, mas também geram valor significativo para seus clientes.
“Na Veolia, nosso compromisso vai além da tecnologia; oferecemos uma parceria completa, desde a engenharia de valor até a operação, para que nossos clientes possam navegar com sucesso pelos desafios regulatórios, otimizar seus custos operacionais e, fundamentalmente, garantir um futuro mais sustentável. Acreditamos que a água, quando bem gerenciada, é um recurso que impulsiona a inovação e o crescimento econômico”, afirma Rubens Perez, Diretor de Desenvolvimento de Mercado e Projetos para o setor de Papel e Celulose na Veolia | Water Tech, América Latina.
EXPERTISE COMPROVADA E TECNOLOGIAS DE PONTA PARA O CICLO COMPLETO DA ÁGUA
A Veolia demonstra sua expertise global com diversas referências em todo o mundo, fornecendo tecnologias de ponta para todo o ciclo da água da fábrica. Desde o tratamento de água bruta e desmineralizada até o tratamento de efluentes e desidratação de lodos, passando por sistemas de evaporação e cristalização, a Veolia oferece soluções adaptáveis para todos os players da indústria de papel e celulose, combinando tecnologias renomadas no setor como a ultrafiltração ZeeWeed* com membranas, Osmose Reversa (RO), Eletrodeionização (EDI) e Troca Iônica (IE) para desmineralização, e os processos de biofilme que combinam MBBR e lodos ativados para tratamento aeróbio e prensas desaguadoras Aquaflow®, ou o tratamento anaeróbio granular de alta taxa para efluentes de alta carga orgânica, são testadas e comprovadas em campo.
ENGENHARIA DE VALOR DA VEOLIA: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE
A Veolia aplica sua engenharia focada no cliente para otimizar cada etapa do ciclo da água na indústria de papel e celulose, garantindo eficiência, sustentabilidade e conformidade regulatória. Nossas soluções especializadas incluem:
TRATAMENTO DE EFLUENTES E LODO: SOLUÇÕES ABRANGENTES
A escolha de matérias-primas, produtos fabricados, bem como condições locais, padrões e regulamentações ambientais geralmente definem o conceito tecnológico de um sistema de tratamento de efluentes de uma fábrica. A Veolia oferece sistemas completos de tratamento de efluentes e lodo que atendem aos padrões mais exigentes da indústria, em termos de desempenho e sustentabilidade.
CASE DE SUCESSO: CELULOSE RIOGRANDENSE (CMPC) – GUAÍBA, RIO GRANDE DO SUL
BENEFÍCIOS CHAVE DAS SOLUÇÕES VEOLIA PARA A INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE
As soluções da Veolia permitem que seus clientes:
Com a Veolia, a indústria de papel e celulose pode não apenas atender aos desafios regulatórios e ambientais, mas também transformar a gestão da água em uma vantagem competitiva, garantindo um futuro mais sustentável e eficiente.