Primeiro parque privado de tancagem de petróleo perto de ser construído

FONTE: Brasil Energia

Açu Petróleo pretende iniciar as construções no Porto do Açu ainda em 2021; previsão de investimentos gira em torno de R$ 2,5 bilhões

A Açu Petróleo, joint venture entre a Prumo Logística e a alemã Oiltanking, pretende iniciar ainda neste ano a construção do primeiro parque privado de tancagem de petróleo do Brasil, que será instalado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Conforme antecipado pelo PetróleoHoje, o projeto contempla a implantação de um parque de tancagem com capacidade para 5,7 milhões de barris, com potencial de expansão para 11 milhões de barris.

O projeto também inclui a implantação de dois oleodutos que conectarão o parque de tancagem à malha de dutos já existente na região Sudeste, oferecendo alternativas de abastecimento para as refinarias localizadas no Estado e em seu entorno.

Os investimentos privados estão estimados em R$ 2,5 bilhões, podendo gerar 2 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção. A previsão é que a obra seja concluída e entre em operação no final de 2023.

“A tancagem é uma alternativa para elevação dos estoques do petróleo, que é o principal produto de exportação do Estado (…) Com a alternativa de armazenagem, o resultado da balança comercial do Rio deve apresentar melhores resultados no futuro, com o crescimento da exportação de petróleo”, afirmou Leonardo Soares, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, segundo o comunicado publicado pelo governo do Estado na última sexta-feira (2/4).

Ele também afirma que o empreendimento irá gerar riqueza e valor para a região, por meio do compromisso da empresa de priorizar a mão de obra local.

“O projeto oferece uma alternativa de armazenagem de petróleo e de conexão do terminal à malha dutoviária da região Sudeste, possibilitando a exportação ou a comercialização da produção no mercado interno. Além de ampliar as alternativas de escoamento da produção de petróleo das plataformas de produção, possibilitando a redução de custos logísticos para as operadoras, na medida em que possibilita uma otimização da frota dos navios-tanque”, completou Victor Bomfim, CEO da Açu Petróleo, também segundo o comunicado do governo do Estado.

O Porto do Açu é um dos maiores complexos de infraestrutura e um dos principais portos de exportação de petróleo do Brasil. Atualmente, é responsável por 25% das exportações nacionais de petróleo.