Cibra começa a operar em Minas Gerais
FONTE: revistagloborural.globo.com
Plano de expansão da empresa prevê atingir a produção total de 2,5 milhões de toneladas até 2025
A Cibra, uma das cinco maiores empresas de fertilizantes do Brasil, acaba de assinar o contrato para a aquisição de uma fábrica em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro. Assim, vai alcançar um total de 11 plantas no Brasil, em sete estados diferentes – são três na Bahia, duas no Mato Grosso, outras duas no Paraná, uma em Goiás, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e, agora, uma em Minas Gerais.
A aquisição da fábrica da Fertilizantes Heringer, que tem capacidade de produzir até 400 mil toneladas por ano, segue agora para análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A operação faz parte dos planos de expansão, com previsão de atingir uma produção total de 2,5 milhões de toneladas até 2025, com base no investimento de R$ 500 milhões até 2022.
Com a nova planta de Minas Gerais, a Cibra deverá gerar até 200 novos postos de trabalho. Dali vão sair produtos como misturas NPK, fertilizantes diferenciados e adubos para sistemas de fertirrigação e hidroponia. A nova fábrica eleva em quase 24% a capacidade de produção da Cibra.
“Queríamos entrar em Minas Gerais fazia algum tempo, e encontramos essa oportunidade”, diz o CEO da empresa, Santiago Franco. “Também queremos ampliar nosso alcance em São Paulo e no norte do país”.
Cibra Store
Além da aquisição em Uberaba, a empresa prevê ainda iniciar neste ano um projeto novo de fábrica, além de realizar ao menos mais uma aquisição relevante. “Logo teremos mais notícias para comunicar”, afirma o CEO.
“Prosseguimos seguindo com nosso plano, de forma consistente”, diz o presidente da companhia. “Nos últimos anos, reorganizamos processos produtivos e gerenciais, que garantiram um aumento na produtividade das fábricas, com maior eficiência na gestão de estoques e riscos. Estamos muito engajados em inovação e tecnologia”.
Ainda em 2020, a empresa também inaugurou a Cibra Store. Trata-se do primeiro canal de e-commerce de uma produtora de fertilizantes do país. “A ideia de lançar o canal de vendas online surgiu antes da crise, em 2019, e acabou sendo lançado num momento em que muitas pessoas tinham perdido o medo de fazer compras em canais digitais”, afirma Santiago Franco. “Foi uma forma de aumentar a proximidade com possíveis novos clientes. Alcançamos um ótimo engajamento, que nos proporciona agilidade e proximidade com o consumidor”.
Para saber mais, acesse www.cibra.com e www.cibrastore.com.