EXCLUSIVO: ESTALEIRO ENSEADA FAZ SEU PRIMEIRO EMBARQUE E COMEÇA A ATUAR COMO TERMINAL PORTUÁRIO

FONTE: bahiaeconomica.com.br

O Estaleiro Enseada deu início nesta sexta-feira a primeira operação de exportação de minério de ferro do terminal da empresa em São Roque do Paraguaçu. O navio Star Athena atracou no terminal do estaleiro para o primeiro embarque de minério de ferro oriundo da Brazil Iron, que produz no município de Piatã.

Com o isso, o Estaleiro Enseada, começa a operação do terminal especializado em exportação de minério e dá início as operações logísticas da empresa, que se constituirão em uma das principais linhas da sua retomada econômica. As outras linhas são : a construção de navios que já tem projetos contratados, (veja aqui) e a área industrial. A operação logística prevê também a exportação do minério de ferro da Bamin, empresa com a qual o Estaleiro já está negociando contrato para tornar-se o terminal exportador.

A retomada das operações do Estaleiro teve o apoio do governo do Estado.  Segundo o Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o governo fez gestões no sentido de retomar os investimentos em uma região que estava economicamente prejudicada após o encerramento das atividades do estaleiro que chegou a ter mais de 7 mil pessoas empregadas e gerou uma série de atividades na região.

“É muito importante para a Bahia que o Estaleiro Enseada passe a atuar como terminal portuário, constituindo-se em mais uma alternativa para a exportação de minérios, uma área em que a Bahia tem enorme potencial. Além disso, a retomada das operações era um objetivo do governo do Estado para recuperar os negócios em uma área que estava sofrendo economicamente com a paralisação de alguns  projetos da empresa”, disse o secretário.

Cavalcanti lembrou os investimentos em infraestrutura feitos pelo governo na região, com destaque  para a ponte sobre o rio Baetantã, inaugurada pelo governador Rui Costa recentemente, com 525 metros de extensão, ligando São Roque do Paraguaçu ao Estaleiro Enseada.

“O estaleiro volta a operar em uma região que teve sua infraestrutura reforçada, no sentido da logística, pelos investimentos do governo Rui Costa e está pronta para dar suporte a uma baía, que tem um potencial enorme de geração de emprego”, completou o secretário.