Porto baiano mira importação de combustíveis
FONTE: Brasil Energia
Tequimar aposta em demanda com redução gradual do excedente de produção da RLAM
A empresa pretende aumentar a atratividade do porto visando à importação de combustíveis. O novo píer proporcionaria redução para 60% na taxa de ocupação de Aratu-Candeias, evitando custos com sobreestadia para as embarcações, defende o Tequimar.
A empresa argumenta que a redução gradual do excedente de produção de diesel da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) nos próximos anos diminuirá o envio de produtos para outros portos do Norte e Nordeste, o que tornaria o Porto de Aratu-Candeias a porta de entrada para importações, posteriormente encaminhadas por cabotagem aos portos menores.
Com previsão de vencimento em 2022, o arrendamento do terminal em Aratu-Candeias pode ser prorrogado por mais 20 anos. Os novos investimentos da Tequimar – que, segundo a empresa, justificariam a renovação do contrato – somam R$ 309 milhões para a construção do novo píer e parque de tanques.
Está prevista a construção de 24 mil m³ de tancagem na primeira fase do projeto, com início de operação em 2024, e outros 25 mil m³ disponíveis em 2028. Caso o projeto seja aprovado, o Tequimar passará a dispor de 104,3 mil m³ para combustíveis a partir de 2028.
No primeiro trimestre de 2020, o Porto de Aratu-Candeias movimentou 924 mil t de granéis líquidos e gasosos, segundo dados da Antaq.