Aura Minerals inicia operação da mina de ouro Borborema no RN
Após o processo de ramp up de Borborema, a mina deve se tornar a operação com segunda maior produção anual dentro das cinco operações em produção.
FONTE: Brasil Mineral.
A Aura Minerals iniciou as operações e a fase ramp-up da Mina Borborema e a companhia espera atingir a produção comercial no terceiro trimestre de 2025. Após o processo de ramp up de Borborema, a mina deve se tornar a operação com segunda maior produção anual dentro das cinco operações em produção. Borborema será um forte impulsionador econômico, além de mais um exemplo do crescimento estratégico da Companhia no setor de mineração no Brasil.
“O início da produção em Borborema é um marco importante e motivo de orgulho para a Aura — nossa quinta mina em operação e o segundo projeto greenfield do nosso portfólio. Borborema, que tem potencial para ser a operação com um dos menores custo da Companhia, foi construída dentro do prazo e do orçamento, em apenas 19 meses, e sem nenhum acidente com afastamento durante este período. Esse resultado comprova a eficácia da nossa estratégia de desenvolver projetos simples, escaláveis e eficientes, de fácil implantação e operação, consolidando a Aura como uma operadora confiável e construtora de novas minas. Borborema também se destaca como referência global em ESG, com inovações como a utilização de água de reúso proveniente de um município vizinho e a adoção de fontes de energia renováveis — refletindo plenamente o nosso compromisso com a cultura Aura 360 em operar de maneira responsável”, diz Rodrigo Barbosa, Presidente e CEO da Aura Minerals. O Projeto Borborema apresenta uma taxa interna de retorno (TIR) pós-impostos de 41,8% em base desalavancada e de 81,4% quando alavancada em 50%, considerando o preço do ouro a US$ 2.600 por onça. Vale ressaltar que esses indicadores ainda não consideram o relevante potencial adicional de crescimento futuro das reservas, especialmente após a realocação da estrada.“
O projeto Borborema é propriedade para a Aura e trata-se de uma mina de ouro a céu aberto, localizada no município de Currais Novos-RN. Em agosto de 2023, a Aura anunciou um Estudo de Viabilidade que indicou produção estimada de 748.000 onças de ouro ao longo de 11,3 anos de vida útil da mina (LOM), com possibilidades de expansão em um depósito que contém mais de dois milhões de onças de ouro na categoria de Recursos Minerais Indicados. A Aura detém 100% das ações da Borborema Inc. De acordo com o guidance da Companhia anunciado em 27 de fevereiro de 2025, disponível no SEDAR+, a expectativa de produção para 2025 é de 33.000 a 40.000 onças de ouro.
Borborema deve ter uma produção média anual de 83 mil GEO por ano nos primeiros três anos, com expectativa de produção para 2025 entre 33.000 e 40.000 GEO. A realocação da rodovia pode converter uma quantidade significativa de Recursos Minerais Indicados (exclusivos das Reservas Minerais atuais) em Reservas Minerais. Borborema emprega aproximadamente 2.184 pessoas direta e indiretamente, sendo que no momento cerca de 68% dos contratados são da comunidade local. A Aura segue empenhada em expandir esse percentual, promovendo o empreendedorismo e o crescimento econômico regional. O treinamento de operadores, focado na mão de obra local, foi concluído, formando profissionais qualificados para a operação da planta.