Chuvas revertem cenário na geração de energia
Reservatórios alcançam 50% e diminuem riscos ocasionados pela seca mais grave em 70 anos
FONTE: Eixos.com.
BRASÍLIA – Após a seca mais grave do Brasil nos últimos 74 anos, os reservatórios das usinas alcançaram os 50% de armazenamento em dezembro. Autoridades chegaram a autorizar o despacho mais intenso de termelétricas e restringir a vazão de hidrelétricas, mas o cenário se tornou mais favorável por conta da melhora nas chuvas do fim do ano.
A hidrelétrica de Belo Monte está gerando 6,3 GW nos últimos dias. É o equivalente a 7% da demanda energética do país e o suficiente para energizar 11,5 milhões de residências.
A geração de energia está em condições favoráveis por conta das vazões do rio Xingu. A meta para 2025 da Norte Energia, controladora da usina, é repetir 2024 e atender cerca de 12% da demanda de energia do país no ano que vem.
As projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) relacionadas aos níveis dos reservatórios de hidrelétricas são favoráveis para o início do ano.
Ao fim de janeiro, é esperado que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste passe de 47,5% de armazenamento para 64,8%. O Nordeste deve passar de 48,1% para 70,5%.
As usinas do Norte devem fechar o mês com 86,4%. O nível atual está em 51,1%. O Sul terá uma diminuição de 79,6% para 73,8%.
Em janeiro, o ONS projeta uma carga média de 82,9 gigawatts em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).