Licitação do Trem 2 da RNEST será relançada até o fim do ano e ampliação do Trem 1 está prevista para 2025
FONTE: Petronotícias.
A Petrobrás tem novidades reservadas para a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada em Pernambuco. Além de uma obra para ampliar a capacidade de produção do trem 1 da planta de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia (bpd), a companhia também deve relançar em breve a licitação para construção do trem 2 da unidade. A informação foi revelada hoje (8) pelos diretores de Engenharia, Tecnologia e Inovação da empresa, Renata Baruzzi, e de Processos Industriais e Produtos, William França (foto), durante entrevista coletiva para detalhar os resultados financeiros do terceiro trimestre.
“Até o final do ano, devemos retornar ao mercado com a licitação do trem 2 da RNEST. Já a obra do trem 1 será realizada durante a parada de manutenção da refinaria, para minimizarmos as interrupções. Hoje, estamos com 40% de avanço físico e tudo preparado para, no início do ano que vem, fazermos essa intervenção junto com a parada”, explicou Renata.
Para lembrar, a ampliação do trem 1 do RNEST envolve as unidades de destilação atmosférica, coqueamento retardado e unidades auxiliares. A modernização dessas plantas é estratégica para a Petrobrás, pois viabilizará o incremento da oferta de diesel para o mercado brasileiro a partir de 2025.
Já William França contou que a petroleira deve iniciar, até o final deste mês, a operação do sistema de abatimento de enxofre (SNOX) do trem 1, que também atenderá o trem 2. “Em fevereiro, realizaremos a parada programada da refinaria, junto com a obra de ampliação do trem 1. Atualmente, estamos processando cerca de 80 mil barris/dia e a meta é chegar a 130 mil barris/dia. Isso representará mais de 35 mil barris/dia de diesel no mercado a partir de fevereiro”, detalhou França.
Além disso, o executivo disse que a operação da destilação atmosférica do trem 2 deve entrar em operação em junho de 2026, elevando a capacidade de operação da refinaria para algo entre 170 mil e 180 mil barris por dia. “E, em uma fase posterior, com a conclusão das obras do trem 2, esperamos alcançar 260 mil barris por dia de capacidade de processamento”, finalizou.