Bahia vai lançar Cluster Tecnológico Naval na segunda-feira

FONTE: Portal Benews.

Objetivo é impulsionar o desenvolvimento no setor marítimo da região

A Bahia vai lançar, na próxima segunda-feira (23), seu primeiro Cluster Tecnológico Naval – iniciativa que reúne empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico no setor marítimo, gerando oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico para o setor.

A Assembleia presencial de Formação da Instituição será às 15h, momento em que será assinada a Ata de Constituição do Cluster, serão votados os cargos da Diretoria do Conselho de Administração (Presidente, Vice-Presidente, Diretor Secretário) e será composto o Conselho Fiscal (quatro Conselheiros, sendo três titulares e um reserva).  Participarão a Autoridade Marítima Almirante Antônio Cambra, o presidente da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo, e os representantes de onze empresas fundadoras do órgão.

No mesmo evento, o Conselho de Administração vai eleger o Diretor-Executivo e definir as entidades que farão parte dos Conselhos Consultivos Técnico e Empresarial. Nomes como FIEB, ACB, ANB, UFBA e SENAI-CIMATEC já são cotados para participação. Após a eleição, o Diretor-Executivo apresentará ao Conselho o nome do Secretário-Executivo. O estatuto do Cluster será registrado na Junta Comercial da Bahia logo após a assembleia.

Cerimônia oficial 

A cerimônia oficial de lançamento do Cluster está prevista para o dia 3 de outubro, às 18h, no Farol da Barra, em Salvador. Ainda este ano, em novembro, o Sistema Band Bahia realizará um Fórum Regional, voltado para toda a região Nordeste, que abordará temas relacionados à Economia do Mar e o impacto no desenvolvimento econômico e social da região.

A expectativa é que o Cluster Tecnológico Naval da Bahia atue como um propulsor de investimentos e inovação, gerando emprego, renda e oportunidades para o setor.

Entre as empresas fundadoras que compõem o Conselho de Administração do Cluster estão a Acelen Bahia, Belov Off-Shore Industrial Ltda, CODEBA, Contermas – Terminal Marítimo de Salvador, CS Portos, Enseada Indústria Naval S/A, Intermarítima Portos e Logística S/A, MAQFILTROS/Brasil, Terminal Portuário Cotegipe, Wilson Sons – Tecon Salvador, e Bahia Marina. Essas instituições serão responsáveis por liderar a iniciativa, que tem como objetivo transformar o setor naval da Bahia em uma referência nacional.