Análise das condições operacionais de um reator UASB tratando efluentes líquidos de frigorífico industrial

FONTE: Saneamento Básico

Os frigoríficos são atividades industriais de grande importância para a economia brasileira. No entanto, os resíduos gerados na atividade frigorífica provocam impactos consideráveis ao meio ambiente e à saúde pública se não forem tratados e dispostos de forma adequada.

Ademais, esse tipo de atividade gera efluentes com elevadas cargas orgânicas, o que pode comprometer o desempenho operacional de estações de tratamento anaeróbio, como é o caso de reatores UASB.

Segundo nesse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a influência da variação das condições operacionais sobre o desempenho de um reator UASB tratando efluentes líquidos oriundos do Frigorífico Industrial localizado no município de Juazeiro do Norte – CE.

Reator UASB Efluentes Líquidos

Portanto para isto, foram determinadas as faixas de carga orgânica volumétrica (COV), tempo de detenção hidráulica (TDH). Então a carga biológica (CB) e da velocidade ascensional estabelecidos ao longo do período de funcionamento do reator. Considerando-se os períodos sem (exceto velocidade ascensional e tempo de detenção hidráulica. Ademais considerando-se estes parâmetros constantes pela falta de dados da vazão) e com monitoramento das vazões de alimentação do reator.

Em suma também foram determinadas as eficiências de remoção de matéria orgânica e de sólidos suspensos totais (SST).

Autores: Carolaine da Silva Landim Cruz, Gabriel Mendes de Freitas, Carlos Daniel Davi de Sousa, Lázaro Nascimento de Freitas.