Eneva assina primeiro contrato 100% flexível de fornecimento de gás de Sergipe
Empresa fechou acordo de longo prazo com a Linhares Geração para a partir de 2026
FONTE: epbr
RIO – A Eneva assinou um contrato com a Linhares Geração, para fornecimento de gás natural para a termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (242 MW), em Linhares (ES) – que comercializou uma potência de 204 MW no 1º Leilão de Reserva de Capacidade, em dezembro de 2021.
Este é o primeiro acordo de venda de gás flexível de longo prazo assinado pela Eneva com um cliente termelétrico.
Estimado em R$ 1,2 bilhão, o contrato prevê a entrega de até 1,07 milhão de m³/dia na modalidade 100% flexível a partir de julho de 2026. O compromisso poderá ser antecipado, por meio da extensão do contrato.
A Eneva garantiu exclusividade no fornecimento do gás necessário para atendimento aos despachos da usina pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O contrato é composto por duas parcelas: uma fixa, para remunerar a reserva de capacidade do navio regaseificador (FRSU) ancorado em Sergipe; e uma variável, atrelada ao preço benchmark de gás natural liquefeito (GNL) JKM – referência no mercado asiático.
O suprimento da UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo será realizado a partir de GNL importado no Hub Sergipe
O contrato faz parte da estratégia da Eneva de monetizar a capacidade disponível do FSRU de Sergipe – que tem capacidade de regaseificação de até 21 milhões de m3/dia.
A companhia montou uma mesa de comercialização de gás, prevista para começar a operar no segundo semestre, com a conexão do terminal de Sergipe à malha de gasodutos da Transportadora Associada de Gás.
A Eneva aposta na demanda por produtos flexíveis. A empresa oferece gás com programação para recebimento no dia seguinte, além de produtos spot de curto prazo e serviços de estocagem de GNL para terceiros.
Além de fornecer gás flexível para terceiros, a companhia avalia negociar o projeto de expansão da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) no leilão de reserva de capacidade deste ano. A expansão pode chegar a 1,2 GW, com demanda de 6 milhões de m3/dia.