Estender vida útil de Angra 1 é prioridade da Eletronuclear em 2024, diz presidente

Continuidade das atividades da usina deve envolver investimentos da ordem de R$ 3 bilhões a serem realizados até 2027, incluindo impostos, para modernização das instalações

FONTE: Valor Econômico

O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, disse que a extensão da vida útil da usina nuclear de Angra 1 é a prioridade da companhia. A térmica vai completar 40 anos em 2024 e tem o desafio de estender sua operação por mais 20.

As usinas de Angra, no Rio de Janeiro, são fundamentais para o sistema elétrico, pois são plantas que funcionam 24 horas por dia, com potência total e muito perto dos centros consumidores. Entretanto, a continuidade das atividades da usina deve envolver investimentos da ordem de R$ 3 bilhões a serem realizados até 2027, incluindo impostos, para modernização das instalações.

Ao Valor, Lycurgo lembra que a prorrogação da operação por mais 20 anos foi decidida em 2018, quando a Eletronuclear ainda era subsidiária da Eletrobras. Em 2020, a Eletronuclear e a empresa americana Westinghouse (que construiu a usina) assinaram uma carta de intenções para a extensão da vida útil da central.

As negociações com a agência de crédito de exportação Eximbank para um novo financiamento começaram, mas a instituição exige garantias dos sócios. Segundo o executivo, as receitas da Eletronuclear não são suficientes, já que, para obter financiamento do BNDES e da Caixa Econômica no passado, a empresa usou os recebíveis de Angra 1 e 2 como garantia.

“O Eximbank quer que os acionistas garantam esta operação, o que me coloca novamente na dependência dos acionistas, ENBPar e Eletrobras. Neste momento, a gente ainda não tem uma solução para isso”, diz.

Angra 1, com 640 MW de potência, fornece energia para uma cidade de 1 milhão de habitantes e representa 30% da receita da companhia. Sem uma nova licença, a usina pode parar em dezembro. “Precisamos focar nos investimentos que devem ser feitos ao longo deste ano. Além de gerar uma energia segura, limpa e de confiança”, afirma.