Tecnologias da SLB foram usadas para perfuração autônoma no Campo de Peregrino, operado pela Equinor

FONTE: PetroNotícias

Jesus LamasUm novo feito para a história da SLB. A empresa anunciou nesta semana que deu um passo significativo em direção a operações de perfuração totalmente autônomas na plataforma Peregrino C, na Bacia de Campos. As tecnologias digitais SLB para automação de superfície, perfuração autônoma no fundo e perfuração direcional foram combinadas para permitir que 99% de uma seção de 2,6 quilômetros fosse perfurada em modo de controle autônomo. A empresa disse ainda que, ao longo de um programa de cinco poços, foi alcançado um aumento de 60% na taxa de penetração, resultando em uma entrega mais rápida do poço e reduzindo custos e emissões de carbono.

Este é um marco emocionante na jornada rumo a operações de perfuração totalmente autônomas”, disse o presidente de construção de poços da SLB, Jesus Lamas. “Ao aproveitar a inteligência artificial e integrar fluxos de trabalho digitais avançados, os clientes estão obtendo maior segurança e desempenho por meio da transformação digital, tornando a perfuração mais consistente e eficiente e melhorando a pegada de carbono de suas operações”, acrescentou.

peregrino-cComo parte da Fase 2 de desenvolvimento do campo de Peregrino, a Equinor iniciou em outubro de 2023 a operação da plataforma fixa Peregrino C. O campo, que iniciou a produção em 2011, está localizado nas licenças BM-C-7 e BM-C-47, a aproximadamente 85 km da costa do Brasil. Este campo é operado pela Equinor com 60% de participação, enquanto sua parceira, a Sinochem, detém os 40% restantes.

As tarefas manuais de manuseio de tubos e sequenciamento de equipamentos foram automatizadas no chão da plataforma com o software DrillPilot, enquanto a tecnologia orientada por inteligência artificial na solução de automação DrillOps serviu para maximizar o desempenho de perfuração no fundo. Além disso, a trajetória ideal foi determinada pelas soluções autônomas Neuro, que entregaram o plano do poço, ajustando as sequências de direção e os parâmetros de perfuração para atingir o alvo, conforme projetado pela solução coerente de planejamento de construção de poços DrillPlan.

De acordo com a SLB, as soluções DrillOps e DrillPlan são aplicativos baseados em nuvem na plataforma digital Delfi, que combina aplicativos, inteligência artificial, ciência baseada em física e dados de fluxo livre para acelerar e reforçar a exploração, desenvolvimento, perfuração, produção e novas operações de energia.