Petrobras inicia transição da Petronect para nova plataforma de contratações de fornecedores
FONTE: Petronotícias
O fim de um ciclo de mais de 20 anos na Petrobrás. A empresa anunciou hoje (18) que vai começar neste mês a migração de sua plataforma de contratações com seus fornecedores, saindo do Portal Petronect para adotar a solução SAP Ariba. Segundo a companhia, o objetivo da mudança “é oferecer mais agilidade e um melhor relacionamento com os fornecedores, integração de dados e simplificação do processo”.
A migração para a SAP Ariba já aconteceu para as transações de faturas, notas fiscais e pedidos de compras de bens, e agora começará a englobar alguns processos de contratação da companhia. Uma parte dos processos de contratação por Dispensa de Licitação por Valor (DLV) passem a ocorrer na nova plataforma a partir já do final de 2023.
“A transição será gradual, para reduzir qualquer impacto nas transações da Petrobrás com seus fornecedores. Em 2024, os processos de contratação continuarão a acontecer nas duas plataformas, até a migração total dos processos para a nova solução”, detalhou a empresa.
A Petrobrás também declarou que as empresas fornecedoras estão recebendo uma cartilha com todo o passo a passo da nova jornada de contratações com a Petrobrás que também mantém atualizado em seu Canal Fornecedor todas as informações e serviços para interação entre fornecedores e a companhia.
“A implementação do SAP Ariba é uma das estratégias da Petrobrás para ampliação de sua capacidade de relacionamento com o mercado fornecedor. De forma gradual e com base na escuta ativa dos fornecedores, faremos a transição gerando oportunidades de aperfeiçoamento de nossos canais junto ao mercado ”, disse a gerente executiva de Suprimentos da Petrobrás, Marina Quinderé (foto).
A Petrobrás iniciou a adoção da ferramenta SAP Ariba em 2021, implementando inicialmente o módulo de compras guiadas e compras por catálogo para os colaboradores internos. Em dezembro de 2022, ocorreu a primeira implantação para os fornecedores, abrangendo transações de pedidos de compras de bens e faturas e notas fiscais de bens e serviços. Até o momento, mais de 1,2 milhão de documentos foram transacionados na nova plataforma. A Petronect foi criada em 2002 e nos últimos 20 anos foi a plataforma eletrônica de contratações da estatal com seus fornecedores.