.

Governo participa de inauguração de primeiro posto de abastecimento de GNV em Lagarto

Suprimento é realizado por GNC transportado por caminhões; ação contribui para a interiorização do gás em Sergipe

FONTE: Governo de Sergipe

A interiorização do gás natural é um ponto importante para o desenvolvimento do estado e uma das metas do planejamento estratégico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Por isso, gestores da pasta acompanharam na tarde desta segunda-feira, 6, a inauguração do primeiro posto de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) em Lagarto, no Posto J. Macário. Por não estar interligada à rede de gasodutos, a operação acontece por meio de Gás Natural Comprimido (GNC), transportado por caminhões.

O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Cláudio Jorge de Souza, cumpre agenda oficial em Sergipe e também participou da inauguração. “Para mim é uma satisfação muito grande saber que Sergipe está conseguindo interiorizar o gás. Essa iniciativa é muito importante para o país”, destacou o diretor Cláudio Jorge.

O projeto do posto em Lagarto utiliza, inicialmente, o gás comprimido (GNC). A previsão é um volume de 100 mil metros cúbicos de gás por mês com perspectiva de, em 2024, iniciar a operação por meio do Gás Natural Liquefeito (GNL).

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, participou da agenda representando o governador Fábio Mitidieri, e frisou que a inauguração do posto é um primeiro passo para a interiorização do gás natural e possibilitará a implantação de outros estabelecimentos do mesmo tipo na região. “O projeto de interiorização é sonhado pelo Governo do Estado há bastante tempo, mas o segmento do gás natural é muito sensível. Então, muitas vezes, ele não se torna viável. Este projeto está contribuindo para Sergipe e para o país, trazendo a competitividade no segmento do gás natural. A partir desta iniciativa de trazer o GNC e, posteriormente, o GNL, para o interior de Sergipe, acredito que o número de veículos convertidos e de empreendimentos que utilizam o gás vão crescer na região, e nós, enquanto Governo, daremos o suporte necessário, seja por intermédio da Sedetec ou dos demais órgãos ligados à área, como a Agrese [Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe], Sergas [Sergipe Gás], entre outros”, pontuou.

O proprietário do posto, João Macário, lembra que o projeto de abastecer a cidade com GNV já está em seus planos há alguns anos e agora se tornou possível. “Estamos muito felizes e com boas perspectivas com o GNV, pois fizemos um grande investimento”, apontou.

Operação

Este é um projeto piloto da empresa Petrobahia, supridora do gás utilizado no Posto J. Macário, e desde o período de testes, o abastecimento em GNV já apresentava grande procura por parte da população, uma vez que o município conta com cerca de 400 carros convertidos para gás. “A chegada desse posto para a gente, que precisa do gás, foi muito boa. Termos o gás na nossa cidade facilita no nosso trabalho”, comemorou o taxista intermunicipal Fábio Anjos.

De acordo com o gerente de operações Gás & energia da Petrobahia, Elias Ribeiro, o sistema utilizado no posto será de Unidade de Pressão Hidráulica (HPU). “Nós temos um sistema de uma HPU, que é um sistema hidráulico de transporte de gás GNC, que funciona à medida que vai saindo o gás transportado em carretas com cilindros especiais. Esse sistema permite a retirada de até 90% do volume transportado. Isso é um diferencial para quem trabalha com o GNC, levando gás para onde não se tem linha de gasodutos”, detalhou.

Atuação em Sergipe

O CEO da Petrobahia, Thiago Andrade, destaca que o propósito da empresa é levar logística e soluções eficientes em combustíveis e energia para o interior do país. “Hoje a gente está tendo a oportunidade de fazer isso com gás natural. Este é o primeiro de muitos postos que iremos entregar valor, inclusive aqui em Sergipe. Temos projetos de investimento na ordem de 50 milhões de reais para este ano e 500 milhões para os próximos cinco a dez anos, na área do gás natural em todo o Nordeste”, informou.

Presenças

Além do secretário Valmor Barbosa e do diretor da ANP, Cláudio Jorge, participaram da inauguração o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, e o diretor de novos negócios, Gibran Boaventura, além dos auditor da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) Rodrigo Lima.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Pense, Wladimir Shapowal Junior, o presidente do sindicato de postos de combustíveis, José Nascimento, e os diretores da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Alexandre Macedo, Howard Alves, Danielle Fantin, e Douglas Costa.