.
SPIC Brasil e Ceará firmam memorando de entendimentos para energia renovável no Porto do Pecém
O acordo foi assinado na China no dia 14 de abril e prevê estudos de viabilidade para a geração de energia solar, parques eólicos no mar e a produção de hidrogênio verde e azul
FONTE: Valor Econômico
A SPIC Brasil, subsidiária da State Power Investment Corporation of China (Spic), e o governo do Ceará assinaram um memorando de entendimentos para desenvolver em conjunto projetos de geração de energia renovável em terra e no mar (onshore e offshore) no Porto do Pecém, na região metropolitana de Fortaleza.
O acordo foi assinado na China no dia 14 de abril e prevê estudos de viabilidade para a geração de energia solar, parques eólicos no mar e a produção de hidrogênio verde e azul. Segundo o governador Elmano Freitas, o objetivo é que esses estudos sejam realizados de maneira mais breve possível para colocar os projetos em andamento.
“Porto do Pecém, reúne condições únicas para o desenvolvimento e exportação do hidrogênio verde para a Europa, entre outros fatores, devido à parceria com o Porto de Roterdã”.
A assinatura do acordo aconteceu durante visita da comitiva do Ceará à sede da SPIC em Pequim. Fora da China, o Brasil é a principal operação da Spic no mundo. De acordo com a CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, ideia com a parceria é ampliar a atuação da empresa chinesa em projetos de hidrogênio verde. “Nossa ambição é implementar energia verde de baixo carbono e de alta qualidade de forma competitiva e acessível”, disse Waltrick.
Essa é a segunda parceria firmada entre a SPIC Brasil e o Governo do Ceará em projetos de energia renovável. Em fevereiro deste ano, as duas partes assinaram um protocolo de intenções para a construção de um Parque Solar no município de Jaguaretama, interior do Estado.