.

Orizon VR vence concorrência e vai fornecer biometano para a Copergás a partir do ano que vem

FONTE: PetroNotícias

pilaoA Orizon Valorização de Resíduos venceu a chamada pública para aquisição de biometano realizada pela Copergás, Companhia Pernambucana de Gás. O início do fornecimento está previsto para o último quadrimestre de 2024, com vigência até 2034 e quantidade contratual de 60 mil m³/dia. A assinatura do contrato de compra e venda faz parte da estratégia da Orizon VR em crescer na produção de energia e gás renovável em seus ecoparques. Conforme divulgado em novembro de 2022, a companhia criou a BioE, subsidiária integral responsável pela construção e operação das plantas de transformação do biogás gerados em seus ecoparques em energia e gás renovável. A nova empresa nasceu com dois ativos operacionais e tem um pipeline de pelo menos 10 novas plantas e investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos, com expectativa de gerar um Ebitda adicional de R$ 550 milhões ao ano, quando as plantas alcançarem a maturidade.

Esse é o primeiro suprimento de biometano na rede de distribuição de gás do estado de Pernambuco, combustível 100% renovável e alternativa energética para reduzir as emissões de CO2. A Copergás possui mais de 70 mil clientes, nos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular. A Orizon VR fará parte das empresas supridoras da Copergás a lado da Petrobrás, Shell e a New Fortress. “O biometano, gás natural renovável produzido nos ecoparques da Orizon VR, está cada vez mais demandado pelas indústrias que buscam a diversificação da sua matriz energética e o atingimento das metas de descarbonização”, disse o CEO da companhia, Milton Pilão.

A Orizon VR é uma empresa de tratamento e valorização de resíduos que acredita no desenvolvimento sustentável das cidades e investe constantemente em inovação e tecnologia para gerar energia limpa e gás renovável, desenvolver a economia circular e proteger o meio ambiente. Foi a primeira empresa brasileira a gerar e negociar créditos de carbono pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo da ONU. Ela é uma das maiores geradoras de créditos no país e faz a gestão de 14 ecoparques no território nacional, cuidando dos resíduos gerados por mais de 40 milhões de pessoas em nove estados.