.

A Bahia novamente internacional

FONTE: Tribuna da Bahia

Está de parabéns oServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), representação no Estado da Bahia, por recolocar Salvador no cenário internacional de petróleo, gás natural e petroquímica com a realização do “Bahia Oil & Gas Energy 2023.O assunto é de alta importância para a economia no campo do petróleo e gás natural, notadamentenas etapas de exploração, produção, transporte, refino, petroquímica, naval e transição energética. Esta conferência deverá ser realizada todos os anos alternadamente em Mossoró, Rio Grande do Norte, e Salvador, Bahia, estados de maior produção privada de petróleo e gás natural no Brasil.

O evento será realizado de 23 a 25 de maio deste ano, no Centro de Convenções de Salvador. O acesso será gratuito e os estudantes, empreendedores de startups, empresários e o público em geral, terão oportunidade de conversar com técnicos da Acelen, operadora da Refinaria de Mataripe, a segunda maior refinaria do País, e do Temadre, o segundo maior terminal marítimo do Brasil e com representantes da Braskem, empresa que nasceu aqui em Camaçari e é atualmente umas das maiores petroquímicas do mundo, com 41 unidades industriais espalhadas pelas Américas e Europa. Estarão presentes pequenos exploradores de petróleo e gás natural, o menor refinador de petróleo do Brasil, fabricantes de artigos de plásticos e de outros petroquímicos de terceira geração.

Nos diversos estandes com suas mesas de negócios e de distribuição de materiais informativos, os fornecedores de bens e serviços terão oportunidade de interagir com os produtores, operadores, transportadores e investidores, iniciando afazeres, trocando informações e buscando novos empreendimentos. Estarão também em seus postos de trabalho funcionários públicos de todos os governos (municipal, estadual e federal) mostrando os apoios oferecidos para iniciantes de novos negócios, junto com os bancos de fomento e instituições de crédito.

Os expositores, estimados em número de cem, complementarão o ambiente de realizações e de aprendizado que será dominado por palestras versando sobre o panorama atual do setorna Bahia e no Nordeste. No local,em auditório para 250 pessoas, ter-se-á oportunidade de discutir a evolução da indústria nos próximos anos.Os palestrantes se revezarão durante os três dias do evento. Além disso, serão montadas Arenas de Inovação e ESG (Environmental, Social and Governance)constituindo-se de espaços dedicados ao intercâmbio de ideias visando a promoção de atividades relacionadas como tecnologia, inovação, meio ambiente, transição energética e sustentabilidade.

Haverá também espaço para apresentação de trabalhos técnicos com ênfase nas áreas de geologia e geofísica, operação e manutenção em todos os segmentos do setor (upstream, midstream e downstream). A realização terá cumprido plenamente seus objetivos de conseguir interagir com a sociedade como um todo, mas principalmente com as pessoas ligadas à academia. Se você, sua faculdade, sua escola técnica, seu centro de pesquisa ou mesmo sua empresa, trabalha numa das áreas, terá a chance de compartilhar suas ideias e conhecimentos com outros profissionais e empresas dessedomínio.

Bahia O&G espera ter a presença de dois mil participantes, cem estandes, representantes de dez países e de cinco segmentos de óleo e gás. Tudo muito bem planejado pelo Sebrae, sem faltar as praças de alimentação onde, nesse particular a Bahia sabe fazer acontecer com sua excepcional culinária. A ideia de organização do simpósio surgiu numa das reuniões do Comitê de Petróleo e Gás, organização pertencenteao Instituto Politécnico da Bahia (IPB). O IPB surgiu em 1896 e desde que Arlindo Fragoso fundou a Escola Politécnica em 14 de março de 1897, hoje ministrando 11 cursos de engenharia e integrante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ele não deixou de semear novos frutos para o Estado da Bahia.

Por Adary Oliveira
Engenheiro químico e professor (Dr.)