.

Petrobras lança licitação de FPSOS para a Bacia Sergipe-Alagoas, com mudança no índice de conteúdo local

FONTE: PetroNotícias

3f67dfedbd6bfdc34cf883092882f680A Petrobras movimenta o mercado de óleo e gás nesta segunda-feira (3), ao anunciar o lançamento de editais para a contratação de dois FPSOs do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). Para cada um dos editais, a petroleira permitirá a entrega de dois envelopes com propostas, sendo o primeiro com prazo de construção de 39 meses e o segundo com 45 meses. As duas plataformas deverão ser afretadas para a Petrobras por um prazo de 7.762 dias.

Uma novidade da licitação diz respeito ao conteúdo local exigido em uma das plataformas. Para a unidade SEAP-1, o conteúdo nacional exigido será de 40%, um pouco acima do que vem sendo solicitado nos últimos editais da estatal. Já para a plataforma SEAP-II, o conteúdo local de 30%. A data de entrega das propostas está marcada inicialmente para 30 de outubro.

Os dois FPSOs terão a capacidade de produzir 120 mil barris de óleo por dia. A unidade SEAP-I será capaz de processar 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, enquanto que SEAP-II poderá processar 10 milhões de metros cúbicos de gás diários. Os editais e toda a documentação completa estão disponíveis no site da Petronect (nº 7004032918 e nº 7004032955).

Para lembrar, a Petrobras já tentou contratar um FPSO para a Bacia de Sergipe-Alagoas. O melhor – e único – lance apresentado foi  da Ocyan. Contudo, as duas empresas não avançaram nas negociações sobre valores e a Petrobras decidiu cancelar a concorrência.