.

Casa dos Ventos e Comerc firmam acordo com THA para exportação de amônia verde

Insumo a ser produzido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, será enviado ao Porto de Roterdã, na Holanda

FONTE: Brasil Energia

A Casa dos Ventos e a Comerc Eficiência, do Grupo Comerc Energia, firmaram uma parceria com a TransHydrogen Alliance (THA) para exportação de amônia verde a ser produzida no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, para a Europa.

A planta no Ceará terá 60 hectares. Com todas suas fases implantadas, a capacidade será de até 2,4 GW de eletrólise, produzindo 960 toneladas de hidrogênio por dia, o que deverá possibilitar a produção de 2,2 milhões de toneladas de amônia por ano.

O memorando de entendimento assinado pelas partes estima que a produção da primeira fase seria exportada para a Europa por meio do Porto de Roterdã, na Holanda.

“Queremos usar os recursos renováveis abundantes no Ceará e nos estados vizinhos para ampliar nossas soluções de descarbonização para o exterior”, disse Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos. A companhia e a Comerc assinaram um pré-contrato com o Complexo do Pecém em dezembro.

A THA é um consórcio formado no início de 2021 pela Proton Ventures, GES, Trammo DMCC e Varo Energy. Ele escolheu o Pecém como um dos locais mais promissores para produzir e fornecer hidrogênio verde para Europa. O CEO da THA, Paul Baan, também destacou que a parceria firmada proporcionará habilidades e capacidades de líderes da indústria em toda a cadeia, desde o fornecimento de energia renovável, tecnologia de produção, armazenamento e logística, transporte marítimo e entrega aos clientes no porto de Roterdã.