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Em apenas uma operação o Terminal Multicargas do Porto do Açu atingiu o recorde de movimentação de carga de aproximadamente 70 mil toneladas

FONTE: Click Petróleo e Gás

O terminal Multicargas de Porto do Açu recebeu mais de 1.900 carretas com mais de 70 mil toneladas de espodumênio para embarque. Contudo, atingiu o recorde de movimentação de carga em apenas uma operação.

A princípio, o mineral do cliente saiu do Porto Açu e foi direto para a China. Portanto, por uma questão confidencial o Porto do Açu não pode divulgar o nome do navio e da empresa que é cliente e está envolvida nesta operação.

Nesse caso, a empresa deu um comunicado sobre o assunto “O marco reforça a vantagem competitiva do nosso terminal, que tem estrutura completa para receber navios de grande porte, com uma operação sem gargalos, atendimento customizado e soluções eficientes”

No ano de 2022 o T-MULT movimentou cerca de 1,7 milhões de toneladas, o que é um recorde anual desde o início das atividades no ano de 2016. Já o terminal registrou 5,9 milhões de toneladas com 48 clientes no portfólio e o crescimento anual médio foi de 45%. Desse modo, está preparando a demanda para aumentar a expansão.

Características do terminal Multicargas do Porto de Açu

O terminal Multicargas T-MULT tem capacidade de movimentar diferentes tipos de granéis sólidos, como: mineração, carvão, bauxita, ferro, minério de ferro, beach iron e ferro gusa. Além disso, pode movimentar também fertilizantes e outros tipos de mineração. Também é possível movimentar carga geral, contêiner e cargas de projeto. Para explicar melhor, conheça abaixo algumas características do terminal:

  • Terminal privado: otimizando custos e reduzindo burocracia;
  • Terminal gerido pelo Porto do Açu operações JV prumo e porto Antuérpia e Bruges;
  • Movimentações de granéis secos e cargas gerais e inclui carga de projetos e contêiner;
  • Possuir licença para RoRo;
  • O terminal é operado desde 2016 (sem filas para atracação e com acesso a rodovia não congestionadas)
  • Serviço regular para os contêiner e cargas do projeto de Açu e Rio de Janeiro;
  • Serviços adicionais: estufagem e desova de contêineres e armazenagem;
  • O porto de Açu é o primeiro porto privado do Brasil a operar um centro que é autorizado pela marinha;
  • Proximidade com grandes players do mercado O&G;

A infraestrutura que também está em destaque pois conta com 14,5m de profundidade, 13,1m de calado, 500m de cais,182.000m² de área alfandegada, 10 ton/m² de capacidade de solo, 1 milhão m² de área de armazenagem para poder apoiar os serviços e o acesso logístico a rodovias que não são congestionadas.