.

Minério estende rali acima de US$ 120 com perspectivas melhores

A recuperação de preço desde o início de novembro já supera 55%

FONTE: Valor Econômico

Os futuros de minério de ferro estenderam sua alta em Cingapura para uma máxima de sete meses com o otimismo sobre a demanda na China.

A matéria-prima siderúrgica subiu até 1,9% na quarta-feira, para US$ 122,30 a tonelada, a cotação mais elevada desde junho. A recuperação de preço desde o início de novembro já supera 55%.

O mercado está cada vez mais confiante de que a reabertura da China aumentará a demanda por aço após um ano volátil em que os preços caíram para uma mínima de vários anos.

Em outro sinal de que o governo chinês está disposto a sustentar o setor imobiliário até que a recuperação fique evidente, o banco central do país e o órgão regulador do setor financeiro pediram aos principais credores que forneçam financiamento vigoroso para ajudar as incorporadoras imobiliárias a reduzirem riscos. Analistas também esperam mais cortes de juros.

A produção de aço deve aumentar após o feriado do Ano Novo Lunar na China, informou a GF Futures em nota. Além disso, com o desmantelamento das restrições contra covid no final do ano passado e a melhora das expectativas macroeconômicas, a demanda por minério de ferro deve se recuperar com mais força em 2023, disse a corretora.