.

Voltalia inaugura duas usinas solares de parque híbrido

Juntas, as plantas solares somam 320 MW de capacidade instalada e fazem parte do maior complexo eólico e solar da empresa no mundo, com potencial de 2,4 GW

FONTE: Valor Econômico

A Voltalia inaugurou essa semana as usinas Solar Serra do Mel 1 e Solar Serra do Mel 2, no Cluster Serra Branca, localizado entre os municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Rio Grande do Norte, que irão compor o maior complexo de energia solar e eólica do mundo.

Juntas, as plantas solares somam 320 MW de capacidade instalada e fazem parte do maior complexo eólico e solar da Voltalia no mundo, com potencial de 2,4 GW. O CEO da Voltalia no Brasil, Robert Klein, destacou a importância do estado para a empresa e os planos para novas usinas dentro do complexo.

“Com o início da operação das usinas solares, alcançamos mais de 1 GW de operação comercial no Rio Grande do Norte. Agora, seguimos na construção das usinas Solar Serra do Mel 3, 4, 5 & 6, que possuem capacidade instalada de 260 MW. A previsão é que elas entrem em operação no primeiro semestre de 2023, elevando em 80% a capacidade instalada do complexo híbrido”, afirmou Klein.

Segundo a empresa, as usinas solares possuem contratos privados de venda de energia de longo prazo firmados com várias empresas, incluindo clientes como Copel e Braskem. Em março, a Voltalia anunciou que a Stoa, fundo de investimentos especializado em projetos de infraestrutura, adquiriu 33% dessas usinas, tornando-se acionista minoritário do empreendimento.