EuroChem conclui aquisição da Fertilizantes Heringer
FONTE: Valor Econômico
Com a mudança, novo controlador passará indicar os membros da diretoria e do conselho de administração; assembleia geral será nesta quinta
Após a divulgação de seu balanço, a Fertilizantes Heringer anunciou a conclusão da venda de seu controle acionário para a EuroChem, empresa sediada na Suíça, mas de origem russa. O negócio foi fechado em dezembro do ano passado.
No acordo, a EuroChem comprometeu-se a adquirir 27,7 milhões de ações da família fundadora da Heringer por R$ 554,6 milhões. A fatia corresponde a 51,48% do capital social e votante da companhia brasileira.
Os compradores pagaram metade à vista e separaram 15% para garantia dos ajustes de preço. Os outros 35% foram retidos como garantia contra possíveis indenizações a serem pagas pelos vendedores à EuroChem.
Com a mudança de comando, a diretoria e membros do conselho de administração já passarão a ser indicados pela EuroChem. A assembleia geral ocorrerá nesta quinta-feira.
Em comunicado, a Heringer disse que a EuroChem irá aguardar até o fim do prazo legal para apresentar sua oferta pública de aquisição de ações (OPA), uma vez que o percentual adquirido disparou a “poison pill”, cláusula acionada quando há a compra de mais de 33,3% do capital de uma companhia.
Com isso, a compradora deverá fazer uma proposta pelos papéis dos demais acionistas, adicionada de prêmio. Até o momento, não há definição sobre o fechamento ou não do capital da Henriger, segundo a empresa.
A EuroChem fez a aquisição por meio de sua subsidiária Fertilizantes Tocantins.