MWM e Auma lançam solução de biogás a partir de aproveitamento de resíduos
FONTE: Energia Hoje
A MWM e a Auma Energia desenvolveram uma solução para aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, com o objetivo de descarbonizar o processo produtivo de pequenos produtores rurais e ainda reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade.
O processo se dá através de biodigestores e sistemas de filtragem e monitoramento, que, a partir dos resíduos orgânicos coletados, geram o biogás para alimentar um grupo gerador desenvolvido exclusivamente para o projeto, que permite gerar 32 kW de energia elétrica.
Como subproduto do processo, o produtor ainda obtém o biofertilizante líquido e o adubo, que retorna à plantação, reduzindo a necessidade de utilização de fertilizantes químicos e fechando o processo.
O grupo gerador de 32 kW em 60Hz é equipado por um motor MWM de 3.1 litros de cilindrada com sistema de injeção e controle eletrônico desenvolvido para operar em gás natural e biogás.
Por ser uma tecnologia e um produto nacional, além da redução do custo de manutenção e suporte local em todo o país, é garantido ao produtor acesso às linhas de crédito do BNDES-FINAME, o que facilita significativamente o crédito e aquisição.
A solução MWM-Auma não somente beneficia e dá maior independência ao pequeno produtor, mas também viabiliza, ao tratar os resíduos “da porteira para dentro”, a descarbonização de toda a cadeia, o que tem sido um dos grandes desafios de empresas multinacionais produtoras de alimento e que dependem destes produtores menores para ter acesso aos insumos.