SPOOLBASE DA TECHNIPFMC PERTO DO PRIMEIRO CARREGAMENTO
FONTE: Brasil Energia
A TechnipFMC fará o primeiro carregamento de dutos rígidos da sua spoolbase no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), instalada na área da Dome (joint venture da Prumo com a GranIHC). A operação terá início na sexta-feira (25/2), marcando o fornecimento da primeira linha de produção do contrato de Mero 1, firmado com o consórcio de Libra (Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC) para atender ao FPSO Guanabara, que entrará em operação entre março e abril.
A informação sobre o carregamento foi confirmada por fontes do PetróleoHoje, antecipando que a primeira operação deverá envolver cerca de 10 km de linhas. Os dutos serão carregados no navio de lançamento Deep Blue, que ficará responsável pela campanha.
A embarcação está parada na Baía de Guanabara e seguirá para o Porto do Açu na quinta-feira (24/2). A operação de carregamento das linhas do primeiro poço de Mero deverá se estender por cerca de dois a três dias.
O contrato da TechnipFMC com o consórcio de Libra para Mero 1 contempla o fornecimento de 94 km de dutos rígidos.
A spoolbase da TechnipFMC é a maior base do Brasil e uma das maiores do mundo. O contrato para instalação da fábrica de dutos rígidos no Porto do Açu foi assinado com a Dome no final de 2018.
Em setembro de 2021, a Dome e a TechnipFMC acertaram a extensão do contrato voltado à área da spool base por mais 20 anos, ampliando a extensão do negócio até 2038. A spoolbase da TechnipFMC foi montada, inicialmente, para atender aos contratos da Petrobras do SURF de Mero 1 e Mero 2, programados para entrar em operação em 2022 e 2023, respectivamente.
A base utiliza uma área de mais de 100 mil m², sendo a maior instalação atual do complexo. Além de fabricar linhas rígidas nas instalações do Porto do Açu, a TechnipFMC realiza toda atividade de armazenagem, movimentação, soldagem, revestimento das linhas e atração de barcos.
A linhas do contrato de Mero começaram a ser fabricadas pela TechnipFMC no segundo semestre de 2020.