Bahiagás avança com a construção do Gás Sudoeste

FONTE: Brasil Energia

A Bahiagás entrará em 2022 com oito supridores e três etapas do projeto Gás Sudoeste a serem cumpridas. No início do ano, a concessionária pretende finalizar o Trecho I, construir a estação de distribuição ED-Jequié e dar o pontapé inicial nas obras do Trecho II, que levará o gás até a cidade de Maracás e ao primeiro dos clientes âncoras do projeto, a mineradora Vanádio de Maracás.

Com 306 km, o Sudoeste Gás é o maior gasoduto em construção no Brasil. A obra, estimada em R$ 400 milhões, interligará Ipiaú e Brumado, passando por Jequié, Maracás e outros 10 municípios da região. O projeto já possui 60 km de dutos implantados e o marco inicial, a Estação de Transferência de Custódia de Itagibá (ETC-Itagibá), teve as suas obras concluídas em outubro deste ano.

O ETC-Itagibá está pronto para ser interligado ao ponto de entrega da TAG e ao Trecho I do Gás Sudoeste. A Bahiagás já tem contrato firmado com a TAG para a elaboração do projeto executivo para construção do city gate.

Além da ETC-Itagibá, o Gás Sudoeste terá três estações de distribuição (Jequié, Maracás e Brumado). A primeira delas, a de Jequié, ponto final do Trecho I e inicial do Trecho II, está em fase de contratação de empresa para a sua construção e montagem. As demais estações ainda dependem do avanço das obras para chegar aos municípios. O projeto conta também com três ramais, que levarão a molécula para a rede urbana das cidades, além de mineradoras instaladas na região.

O Gás Sudoeste atenderá os munícipios de Itagibá, Aiquara, Itagi, Jequié, Lafaiete Coutinho, Maracás, Iramaia, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Tanhaçu, Aracatu e Brumado.

Diversificação de supridores

A partir de 2022, Galp, Shell, Petrobras, PetroReconcavo, Equinor, Alvopetro, Origem Energia e ERG fornecerão gás para a Bahiagás. O insumo virá do pré-sal (46%), onshore nordestino (28%), Petrobras (16%) e do pós-sal do Sudeste (9%).

Indagada sobre a possibilidade de adquirir gás do TR-BA, arrendado pela Excelerate, a distribuidora baiana afirmou que “tem avaliado as condições de suprimento de outros supridores, inclusive a Excelerate”.

Atualmente, a Bahiagás atende 21 municípios. Com a conclusão do projeto Gás Sudoeste, esse número vai saltar para 33 cidades.

Além dos avanços no Gás Sudoeste, a Bahiagás implantou 72 km de dutos em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari entre 2020 e 2021.