Para Safira Energia, migração para mercado livre ainda é vantajosa mesmo com MP do socorro
FONTE: Brasil Energia
Apesar de aspectos como a repartição do custo com todos os consumidores e possível bandeira extra, livre negociação de preços e montantes ainda favorece
A Safira Energia avalia que mesmo com a entrada em vigor da Medida Provisória 1.078/2021, que cria as condições para novo socorro financeiro ao setor elétrico, migrações para o mercado livre ainda são vantajosas.
Segundo a Safira, a MP foi necessária porque a bandeira escassez hídrica, criada para cobrir os custos termelétricos, não é suficiente para cobrir tais despesas.
“Há alguns pontos que devem ser observados em relação ao encargo, e que afetam tanto o consumidor do mercado regulado quanto futuros agentes do mercado livre”, observa Raphael Vasques, coordenador de Inteligência de Mercado do Grupo Safira, em comunicado.
Isso porque, segundo ele, ainda que não existam valores exatos ou prazo, os consumidores do mercado regulado serão onerados pelo empréstimo. E mesmo os que migrem para o mercado livre também levam consigo o ônus. Outro ponto é a possibilidade aberta pela MP de criação de um novo patamar de bandeira tarifária extraordinária para a arrecadação para cobertura dos custos.
Apesar desses aspectos, a migração permanece vantajosa pela possibilidade de livre negociação de preços e montantes, bem como a escolha da fonte de energia a ser contratada.