White Martins assina acordo com RS para hidrogênio verde

FONTE: Brasil Energia

Porto do Rio Grande deverá receber uma planta industrial de hidrogênio verde e amônia verde

O governo do Rio Grande do Sul e a White Martins, fabricante de gases industriais e medicinais, assinaram na terça-feira (14/12) um memorando de entendimento para implementação do programa “Hidrogênio Verde – Construir e desenvolver energias renováveis no RS”.

A empresa e o governo do estado vão mapear as oportunidades e as ações necessárias para a construção e a operação de uma planta industrial de hidrogênio verde e amônia verde no RS.

A utilização de hidrogênio verde vai ao encontro do compromisso assumido pelo Rio Grande do Sul de neutralizar as emissões de carbono no estado em 50% até 2030, meta assumida também pelo Brasil no Acordo de Paris. O estado já opera com 80% de energia renovável, sendo cerca de 20% de energia eólica.

O local visto como uma opção para receber o projeto é o porto do Rio Grande, em Rio Grande. É o maior distrito industrial do RS, com 2.580 hectares e retroáreas disponíveis.

“Temos uma demanda local que pode absorver o hidrogênio verde a ser produzido no estado, especialmente no setor primário e de transporte rodoviário”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

O diretor-executivo de Negócios da White Martins, Mário Simon, disse que “a descarbonização é um fato e é o futuro de todos. Teremos algumas passagens até chegar ao hidrogênio verde, mas isso se dará em fases rápidas, porque é uma necessidade e um desejo da sociedade”.

A White Martins também assinou, em abril, memorando de entendimento com o Complexo do Pecém para participar do hub de hidrogênio verde do Ceará.