Enel Brasil eleva investimentos na rede de olho no verão

FONTE: Brasil Energia

Enel Brasil investiu R$ 3,98 bilhões em reforços, digitalização e ampliações nos nove primeiros meses deste ano, 40% acima do mesmo período em 2020

A Enel Brasil investiu R$ 3,98 bilhões na rede de distribuição nos nove primeiros meses deste ano, 40% acima do total investido pela companhia no mesmo período no ano passado. Os recursos foram destinados para modernização, digitalização e ampliação da capacidade da rede elétrica.

O foco da empresa com os investimentos foi o de reforçar o atendimento das quatro distribuidoras do grupo para o verão, época de altas temperaturas e com ocorrências de tempestades. No primeiro caso, o risco maior é de sobrecargas e desligamentos; no segundo caso, as fortes chuvas causam quedas de árvores sobre a rede.

Em ambos os casos, as consequências comuns são aumento de reclamações dos consumidores nos canais de atendimento e elevação dos indicadores de qualidade (DEC e FEC, entre outros).

Segundo a empresa, foram desenvolvidas ações para garantir o suprimento de energia para 18 milhões de clientes em 511 municípios dos quatro estados em que atua: Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. A rede de distribuição totaliza 488 mil quilômetros de extensão.

Neste caso, as iniciativas priorizaram cinco frentes de atuação: digitalização da rede; obras estruturantes; manutenção de rede; eficiência operacional e relacionamento com o cliente.

No caso da automação, por exemplo, a Enel Brasil ampliou em 25% a automação da rede elétrica que permite isolar trechos e restabelecer a energia de forma remota mais rapidamente em alguns casos de interrupções.

As ações de manutenção de rede incluíram mais de 1,5 milhão de podas de galhos de árvores em contato com a rede elétrica e 183 mil correções de anomalias na rede.

“Passamos os últimos nove meses nos preparando para minimizar os impactos dos eventos climáticos do verão em nossas quatro distribuidoras”, disse Gino Celentano, diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Brasil.

A Enel afirmou ainda que triplicou ainda a capacidade de mobilização de equipes em campo em casos de emergência e adotou melhorias na comunicação com os clientes.

Uma das iniciativas neste campo é o de informar aos clientes de forma antecipada, quando for o caso, que a distribuidora já tem ciência da falta de energia, diminuindo a fila de espera do call center.