Unipar investe R$ 100 milhões em novo eletrolisador
FONTE: Brasil Energia
Projeto em implantação em Santo André prevê uso de energia renovável para produção de cloro, soda cáustica e hidrogênio verde
A Unipar anunciou na semana passada a realização de investimentos da ordem de R$ 100 milhões na instalação de um novo eletrolisador para produção de cloro e soda cáustica, bem como na implantação de um novo forno de ácido clorídrico.
Segundo a empresa, o projeto prevê o uso de energia renovável para a produção do cloro e soda cáustica, bem como hidrogênio verde, usado como matéria-prima para a produção do ácido clorídrico.
O projeto está previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2023 e será realizado na unidade industrial de Santo André (SP), aumentando a capacidade produtiva de cloro e soda cáustica em aproximadamente 15% na localidade e a produção de ácido clorídrico em 15% da Unipar no Brasil.
A nova produção de cloro será direcionada para o processo de transformação do insumo em ácido clorídrico, viabilizando a entrada de mais 90 mil toneladas para o mercado. Entre outros usos, o ácido clorídrico pode ser utilizado em segmentos como biodiesel, química, petroquímica e no setor sucroenergético, para a produção de açúcar e etanol.
O calor gerado pela reação na produção de ácido clorídrico será aproveitado para a produção de vapor voltado para o uso na unidade, substituindo o consumo de gás natural, o que tem como consequência a redução de emissões de carbono na atmosfera, disse o diretor executivo de Operações da Unipar, Rodrigo Cannaval, em comunicado.