Perspectivas de implantação de refinarias de pequeno porte no Brasil

FONTE: EPE

Após a queda dos preços do petróleo, ocorrida desde o segundo semestre de 2014, e em meio a dificuldades de manutenção do patamar de investimento, a estatal petrolífera brasileira (Petrobras) apontou, em 2016, o reposicionamento estratégico para os segmentos de refino, transporte, armazenamento e comercialização de derivados. Em meio a análises de seu portfólio de investimentos, houve a sinalização de que o abastecimento de combustíveis não lograria volume de recursos para manter o nível de atuação da empresa, indicando a oportunidade para outros agentes.

No ano seguinte, surge a Iniciativa Combustível Brasil, com o objetivo de propor ações e medidas para estimular a livre concorrência e a atração de investimentos para o setor de abastecimento de combustíveis.

Através da Resolução n° 15/2017 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foram estabelecidas as diretrizes estratégicas para a atração de investimentos e para o desenvolvimento do mercado de combustíveis, demais derivados de petróleo e biocombustíveis.

NOTA TÉCNICA DPG-SPT Nº 01/2019