Combustível de aviação sustentável já está disponível para compra no Brasil pela Vibra

FONTE: Aeroin.

A Vibra deu um passo histórico na descarbonização da aviação ao anunciar a primeira comercialização de  Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no país.

O biocombustível, importado, já está disponível na base da empresa localizada no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, que recentemente recebeu a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), garantindo a rastreabilidade e sustentabilidade do produto em toda a cadeia de fornecimento.

Com essa iniciativa, a Vibra se torna a primeira empresa a importar SAF em escala comercial para o Brasil e a disponibilizá-lo para o mercado nacional. Por meio de sua unidade BR Aviation, a empresa já negocia o fornecimento do  combustível com diferentes companhias da aviação comercial e executiva, reforçando seu compromisso com a transição energética e a busca por soluções mais sustentáveis para o setor.

“Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial para o Brasil e disponibilizar esse produto para nossos clientes no mercado nacional nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a descarbonização. Continuaremos empenhados em tornar a matriz energética brasileira mais forte e competitiva, atendendo nossos clientes com o combustível que necessitarem”, afirmou Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra.

O SAF é produzido a partir de fontes renováveis e pode reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em relação ao querosene de aviação convencional. O produto comercializado pela Vibra foi fabricado a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono.

O processo de importação e certificação durou cerca de 10 meses, iniciado após a operacionalização do primeiro Book & Claim da América Latina, também viabilizado pela Vibra em parceria com a Gol, em junho de 2024. Em janeiro deste ano, 23 isotanques com aproximadamente 550 mil litros de SAF partiram do Porto de Antuérpia, na Bélgica, com destino ao Rio de Janeiro, marcando um novo capítulo na história dos combustíveis sustentáveis no Brasil.

Inicialmente, a mistura do SAF ao querosene de aviação convencional será na proporção de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil. Esse modelo contribuirá para a redução das emissões de carbono nos voos abastecidos com essa mistura, fortalecendo a expertise da Vibra na tecnologia e abrindo caminho para um aumento progressivo desse percentual, que pode chegar até 50%, conforme permitido pelas normas internacionais.

Com essa iniciativa, a Vibra reforça sua liderança na transição energética do setor de aviação, investindo continuamente em projetos inovadores e oportunidades no mercado de biocombustíveis. “A Vibra se consolida como pioneira ao trazer o SAF para o Brasil, um produto alinhado à necessidade de descarbonização do setor aéreo. Com 60% de market share no mercado de aviação, lideramos não apenas na comercialização de combustíveis, mas também na oferta de soluções inovadoras e sustentáveis”, ressaltou Bragança.

A certificação ISCC das bases da Vibra em Cubatão e no Galeão assegura a rastreabilidade e sustentabilidade dos biocombustíveis comercializados, permitindo à empresa atuar em novos mercados com padrões ambientais rigorosos.

A Vibra tem investido fortemente em energias renováveis, direcionando mais de R$ 7 bilhões para esse segmento. A aquisição da Comerc, especializada em soluções integradas de energia para descarbonização, fortaleceu ainda mais esse posicionamento, consolidando a empresa como referência na transição energética do país.

Pela Assessoria de Imprensa da Vibra