Primeiro leilão de baterias será realizado no segundo semestre
FONTE: Petronotícias.
O primeiro leilão de baterias do Brasil deverá acontecer no segundo semestre. A informação foi revelada nesta terça-feira (11) pelo secretário nacional de transição energética e planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, durante evento do promovido pelo BNDES, no Rio de Janeiro.
“Estamos na fase final de ajuste das propostas para levar ao ministro [Alexandre Silveira] para que ele possa fazer as escolhas”, afirmou Barral. “O ministro colocou esse compromisso publicamente de fazer esse leilão [de bateria], e nós estamos trabalhando para viabilizá-lo neste ano”, acrescentou.
O secretário disse também que o governo recebeu muitas contribuições desde a consulta pública sobre o leilão, aberta no ano passado. Por ser o primeiro certame do tipo no país, as equipes do MME estão digerindo todas as informações para finalizar um desenho final para as regras do leilão.
Barral concluiu dizendo que as baterias representarão uma diversificação e uma complementação de características para o sistema elétrico, bem como contribuirão a médio e longo prazo para o menor custo para o consumidor.