92% do biogás brasileiro pode vir da agropecuária, mas faltam incentivos e estrutura adequada, destaca ABREN
FONTE: Portal Saneamento Básico.
Biogás Brasileiro Agropecuária
Resumo:
A Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN), representada por seu presidente, Yuri Schmitke, participou na terça-feira (18), em Brasília (DF), do Welcome Energia, evento que reúne anualmente executivos, especialistas, autoridades públicas, líderes e tomadores de decisão para debater as perspectivas políticas e econômicas a respeito do setor de energia no Brasil.
O representante da ABREN participou do painel “Parcerias entre o setor energético e o agronegócio de energias renováveis” e abordou o potencial do biogás e do biometano no Brasil.
De acordo com o especialista, a agroindústria é o setor que mais pode contribuir com esse segmento. Porém a falta de incentivos e estrutura aquém do necessário ainda são desafios.
Segundo Schmitke, “cerca de 92% do potencial do biogás brasileiro encontra-se nos resíduos da agropecuária, mas apenas 3% é utilizado. Para mudar esse cenário, é preciso criar incentivos específicos para que todo esse potencial seja alcançado. Isso contribuiria com a produção de biogás e biometano de forma sustentável”.