Vale estaria analisando a compra da unidade da Caraíba metais na Bahia
FONTE: Bahia Econômica.
A mineradora Vale estaria analisando a possibilidade de compra da Caraíba Metais, empresa do grupo Paranapanema, que está em recuperação judicial.
A informação procede de fontes próximas ao Palácio do Planalto que dão conta do estímulo de executivos do governo federal no sentido da Vale assumir a Caraíba Metais, localizada em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, que retomou parcialmente a produção no ano passado.
O governo federal está em negociação com a Vale para viabilizar a renovação da concessão da FCA -Ferrovia Centro Atlântica, que demandaria investimentos no Corredor Minas/Bahia. Nesse sentido, a aquisição da Caraíba Metais, que ainda transporta cobre por caminhão, seria interessante se fosse viabilizado o tramo ferroviário.
Por outro lado, o governo federal está interessado na retomada das obras e a conclusão do trecho inicial da Fiol – Ferrovia Oeste Leste, cuja concessão é da Bamin Mineração, que também passa por problemas econômicos. E Vale já admitiu que estuda a aquisição da Bamin. (Veja aqui).
A Caraíba Metais paralisou as atividades em outubro de 2023, quando anunciou uma parada de manutenção. Desde então estava inativa, mas em meados de 2024 retomou parcialmente a produção. Parte da Unidade Caraíba segue inativa.
A Caraíba Metais é uma das maiores empresas da Bahia e uma das maiores metalúrgicas de cobre do mundo. O portal Bahia Econômica está tentando contato com a empresa para maiores informações.
Atualizada em 12/02 às 15:00