Solução garante operação contínua, evitando perdas e prejuízos em caso de falha na rede elétrica
FONTE: Canal Solar.
Equilibrar a balança entre a saúde financeira do negócio a uma gestão que prioriza a conservação ambiental é cada vez mais desafiador para as empresas. Nesse cenário, é possível reduzir os custos com energia, optando por fontes renováveis, e, consequentemente, melhorar os resultados financeiros. Isso tem motivado que soluções como os sistemas de armazenamento de energia comercial e industrial conquistem cada vez mais espaço no mercado.
“Nos negócios, eficiência e retorno sobre o investimento (ROI) estão no topo das prioridades. Para aliar esses dois pilares, esses segmentos têm à disposição todo o potencial do armazenamento: desde os mais modernos recursos de segurança contra incêndio até a poderosa combinação de energia solar e armazenamento em bateria”, esclareceu Gilberto Camargos, diretor-executivo da SolaX Power no Brasil.
Vale ressaltar que o sistema de armazenamento de energia comercial e industrial confiável é composto por quatro componentes principais, que funcionam de forma integrada para garantir um armazenamento robusto de eletricidade: o sistema de bateria e de gerenciamento de baterias (BMS), inversor ou sistema de conversão de energia (PCS) e sistema de gerenciamento de energia (EMS).
O executivo explica que as baterias são o ‘coração’ do sistema, já que é o local onde a energia é armazenada. “Geralmente são utilizadas baterias de íons de lítio de alta densidade, que são reconhecidas por sua durabilidade e eficiência”.
“Já o Sistema de Gerenciamento de Baterias seria o ‘cérebro’ da bateria, pois é responsável por monitorar a tensão, temperatura e a corrente para garantir segurança e eficiência, além de equilibrar as células e gerenciar o resfriamento para evitar superaquecimento, prolongando a vida útil da bateria”, salientou Camargos.
De acordo com ele, o inversor ou Sistema de Conversão de Energia é comparado ao “músculo” do sistema, pois opera como um conversor de energia bidirecional, que converte a corrente contínua (CC) armazenada nas baterias em corrente alternada (CA) para alimentar equipamentos e se conectar à rede elétrica.
Também realiza o processo inverso, por meio do qual converte CA em CC para carregar as baterias. “Essa dupla funcionalidade garante um fluxo eficiente de energia em ambas as direções, adaptando-se a diferentes requisitos operacionais”, enfatizou o executivo.
Com relação ao Sistema de Gerenciamento de Energia, o mesmo possui papel vital – é o centro de controle do sistema de armazenamento, que monitora o status operacional da usina ao coletar dados em tempo real, como tensão da bateria, corrente e estado de carga. “Nesse sentido, com base nesses dados e em estratégias predefinidas, o sistema gerencia os processos de carga e descarga, garantindo uma operação segura, estável e eficiente”, salientou.
São muitos os benefícios para as empresas, de todos os portes, ao optarem pelo sistema de armazenamento, dentre eles, a redução dos custos nos picos de consumo de energia, tendo em vista que o sistema descarrega a eletricidade armazenada durante os períodos em que a tarifa é mais elevada e recarrega durante os períodos em que essa tarifa é reduzida. “Esse gerenciamento inteligente pode impactar consideravelmente as contas mensais de energia”, garantiu Gilberto Camargos.
Além disso, uma das configurações mais eficazes para empresas é aliar a planta solar ao sistema de armazenamento. Com essa combinação, as companhias podem armazenar energia solar durante o dia e utilizá-la à noite ou em casos de falha na rede elétrica e, dessa forma, reduzir encargos por demanda e as taxas da rede, além de maximizar o consumo de solar no local.
“O sistema de armazenamento oferece uma rede de segurança que mantém seu negócio em funcionamento independentemente do que aconteça com a rede elétrica”, alertou o diretor. E completa: “Também pode operar como parte de uma microgrid e fornecer eletricidade de forma independente ou como backup. Isso melhora a confiabilidade, reduz as emissões e é ideal para locais ou comunidades remotas que buscam autonomia energética”.
Soluções da SolaX para indústrias e comércio
A multinacional desenvolveu o SolaX Trene e o SolaX Aelio. O Trene é indicado para estabelecimentos de grande porte, pois suporta configurações de alta capacidade, com carregamento e descarregamento eficientes, o que contribui para redução dos custos de eletricidade.
Já o SolaX Aelio é indicado para pequenas e médias empresas, por ser compacto, fácil de instalar e se integra perfeitamente a sistemas fotovoltaicos, o que auxilia a maximizar o uso de energia solar.
“Para o armazenamento de energia comercial e industrial, a segurança contra incêndio é uma prioridade. Nesse sentido, as soluções da SolaX incorporam um design abrangente de proteção contra incêndio em quatro níveis, que são essenciais para proteção de instalações e de pessoas até nos cenários mais desafiadores”, pontuou.
Esse sistema de segurança engloba monitoramento em tempo real de sensores de temperatura, gases combustíveis, fumaça, status de portas e vazamento de água, que oferecem monitoramento contínuo e alertas antecipados. A tecnologia de IA avançada analisa a saúde das células e permite que o sistema detecte e responda a possíveis problemas proativamente.
Ademais, o sistema utiliza uma interrupção de circuito em diferentes estágios, capaz de identificar problemas com precisão e, dessa forma, desconectar automaticamente os circuitos para proteger o sistema e minimizar danos.
Outro recurso se refere à eliminação de incêndio com sistemas de aerossol e spray de água, o que garante a extinção rápida do fogo e previne sua propagação. Ainda no quesito segurança, os sistemas da SolaX são projetados para conter o fogo por até 1 hora e 30 minutos, retardando a propagação e isolando as áreas afetadas.
“Seja para reduzir custos de energia, aumentar a independência energética ou reduzir a pegada de carbono, as soluções de armazenamento para indústrias e comércio da SolaX oferecem opções confiáveis, flexíveis e seguras para ajudar esses negócios a alcançar esses objetivos”, concluiu.