Solares hibridizadas com eólicas podem reduzir LCOE em até 13%
Na análise da Aurora Research, diante da participação crescente das fontes na matriz, do aumento do custo da rede e dos cortes de geração, a combinação de solar com eólica pode simplificar os processos de licenciamento e melhorar os retorno financeiro dos projetos. O cenário também cria oportunidades para armazenamento em baterias, mas os projetos ainda enfrentam dificuldades para ganhar competitividade.
FONTE: PV Magazine.
Outra vantagem da complementaridade entre as fontes seria o sobredimensionamento significativo de ativos híbridos de até 60% em relação à capacidade do inversor, com perdas mínimas de energia dependendo da localização e dos perfis dos ativos.
Oportunidades para BESS integrado à geração renovável
Do lado da geração renovável a integração de sistemas de baterias tem a oportunidade de otimizar o uso da rede e reduzir os custos para o desenvolvedor, aproveitando a combinação do fator de carga ou mudando a geração para períodos em que a conexão da rede não está sendo usada.
“As baterias entrarão no Brasil por meio de leilões de reserva de capacidade com pagamentos fixos, enquanto as usinas co-localizadas podem alavancar sinergias de custos e oportunidades comerciais pós-leilão”, diz análise divulgada pela consultoria.