Leilões recentes geram +R$ 24 bi em obras
FONTE: Revista OE.
Série de leilões realizada no final de outubro pode viabilizar cerca de R$ 24 bilhões em obras em setores como rodovias, saneamento e educação. Foram concedidos dois blocos rodoviários, a Rota Sorocabana, em São Paulo, e a Rota do Zebu, em Minas Gerais, o sistema de água e esgoto do Piauí e dois lotes de escolas do governo paulista.
A Rota Sorocabana é a maior em valor de investimento em obras, com R$ 8,8 bilhões previstos. Concedida pelo governo de São Paulo, ela foi arrematada na B3 por R$ 1,6 bilhão pela CCR, em um contrato de 30 anos. A concessão abrange 460 km no sudoeste paulista e inclui doze rodovias: SP-280, SP-075, SPI-091/270, SPI-087/270, SPI-060/270, SP-270, SP-079, SPA-053/280, SPA-103/079, SPA-104/079, SP-264, SPA-160/250. O leilão ocorreu na B3, em São Paulo, em 30/10.
No pacote, estão estradas com importante fluxo, como a SP-075, que liga Sorocaba, Itu, Salto, Indaiatuba e Campinas, e a SP-79, que inclui Salto, Itu, Votorantim, Piedade e Tapiraí, além de uma parte da atual Via Oeste, também operada pela CCR, e que compreende trechos do sistema Castello Branco-Raposo Tavares.
A nova concessão da Via Oeste foi segmentada pelo governo do Estado em dois lotes: a Rota Sorocabana ficou responsável pelos trechos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares mais ao interior do Estado, enquanto a Nova Raposo abrangerá os trechos mais próximos à capital e que estão previstos para ir a leilão no final de novembro.
Entre as melhorias anunciadas pelo governo paulista nas rodovias da Rota Sorocabana está a duplicação entre Votorantim e Piedade e entre Tapiraí e Juquiá. Serão construídas faixas adicionais na subida, acostamento e rampa de escape, além de melhorias na iluminação.
O total de pedágios na área da concessão deve saltar de cinco para 23, incluindo novas cobranças em Sorocaba, São Roque, Piedade, Tapiraí, Salto de pirapora, Pilar do Sul e Capão Bonito. Será adotado o sistema free flow, em que o pagamento é feito de forma totalmente automática, e deverá ser empregada a cobrança por trecho percorrido.