Leilão de Reserva de capacidade ficará apenas para 2025, mas Silveira promete que diretrizes sairão em dezembro
FONTE: Petronotícias.
O aguardado Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) vai ficar mesmo só para o ano que vem. Contudo, as diretrizes do certame devem ser conhecidas ainda em 2024, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“Nós vamos publicar a portaria ainda neste ano. E com certeza ele [o leilão] vai acontecer nos primeiros meses do ano que vem, porque a partir da portaria tem todo um trâmite e prazos legais. Mas a garantia que eu dou é que neste ano ainda publicaremos a portaria”, afirmou Silveira após workshop do programa Energias da Amazônia.
O ministro destacou ainda que o governo e o setor elétrico ainda discutem algumas questões relativas ao leilão. “Estamos achando um modelo que seja o ideal. Eu entendo que o gás é uma energia de transição, então nós devemos ter a maior contratação a gás, a partir da necessidade que ainda não está dimensionada pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética)”, declarou.
Silveira estima que o LRCAP deve ter uma maior contratação de usinas térmicas a gás, mas que o potencial a ser contratado ainda está sendo calculado. “Isso é algo que ainda não está dimensionado pela EPE, que está estudando as térmicas descontratadas [de] que temos necessidade para 2025, 2026, 2027, 2028 e 2029. É uma discussão técnica e aprofundada”, acrescentou.
Conforme noticiamos, o Sistema Interligado Nacional (SIN) precisará de oferta adicional de potência já a partir de 2027. No ano seguinte, essa necessidade de oferta adicional chegará a ordem de 5.500 MW (5,5 GW).