ANP autoriza operação de gasoduto da TAG que permitirá antecipar contrato de termelétrica na crise hídrica

Conexão do terminal de GNL da Eneva à malha da TAG viabiliza antecipação de contrato da Termopernambuco

FONTE: Eixos.com.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Transportadora Associada de Gás (TAG) a operar o gasoduto de conexão do terminal de regaseificação da Eneva, em Sergipe, à malha integrada de transporte. O aval foi publicado no Diário Oficial na União desta segunda (30/9).

Neste terça (1/10), por sua vez, foi publicada a autorização de operação da planta de gás natural liquefeito (GNL) da Eneva — que havia solicitado à ANP uma revisão do aval até então vigente, para incorporar ajustes na infraestrutura interna do terminal.

Com isso, Eneva e TAG encerram as pendências para integrar o terminal do Porto de Sergipe à malha de transporte.

A conexão abre caminho para despacho da UTE Termopernambuco, da Neoenergia, cujo contrato contrato de potência foi antecipado para a partir de outubro. Falta, agora, apenas uma última autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que a térmica fique disponível para ser acionada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A usina foi uma das vencedoras do Leilão de Reserva de Capacidade de 2021 e tinha previsão inicial de iniciar o fornecimento de energia em julho de 2025. A antecipação foi uma das medidas anunciadas pelo governo para contornar a atual crise hídrica.

A Eneva fechou um contrato para fornecimento de 2,4 milhões de m³/dia (100% flexível) à UTE Termopernambuco. O atendimento será feito por meio do terminal de GNL de Sergipe, em Barra dos Coqueiros (SE).