O encontro contou com a presença do presidente da CBPM, Carlos Borel, do presidente do Conselho de Administração da CBPM, Henrique Carballal, do vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, do diretor de comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Leal, do secretário de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro, do secretário de Turismo, Maurício Bacellar, e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Quem também compareceu foi a assessora de Assuntos Internacionais do Governo do Estado da Bahia, Caúra Damasceno, o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, além do superintendente de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luciano Giudice, do chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), André Ferraro, do assessor especial da Casa Civil, Fábio Viveiros, e da gerente de Inteligência de Mercado da BahiaInveste, Fabiana Andrade.
A diretoria do IBRAM apresentou o potencial do evento, que recebeu, em 2024, mais de 86 mil participantes. Já o vice-presidente do instituto destacou os motivos que levaram à decisão de realizar a Exposibram 2025 na Bahia, terceiro maior estado produtor mineral do Brasil.
“O estado que está se sobressaindo e crescendo na mineração é a Bahia, pela diversidade de minérios e pelas grandes possibilidades minerais. Por unanimidade, decidimos que a próxima edição seria na Bahia, onde tivemos o apoio imediato da diretoria da CBPM e do Governo da Bahia”, informou Azevedo.
Transversalidade
O presidente da CBPM afirmou que a reunião visa envolver as demais secretarias de Estado nos preparativos para a realização da Exposibram 2025, garantindo a transversalidade entre os setores direta e indiretamente ligados ao evento.
“Muito além de um evento destinado ao setor mineração, a Exposibram é um evento de uma magnitude extraordinária, capaz de contribuir em grande escala para a economia do nosso estado, com a movimentação de setores como turismo, devido à alta demanda de hotelaria que o evento gera, por exemplo, além de ciência, tecnologia, educação, e cultura, que envolve desde a identidade do nosso povo, à arquitetura e gastronomia da nossa terra”, afirmou Borel.
O presidente do Conselho de Administração da CBPM destacou a importância da realização de um evento como a Exposibram para a valorização da mão de obra baiana. “É uma oportunidade de mostrarmos além do potencial mineral do nosso Estado, a qualidade da mão de obra que aqui temos e valorizar esses serviços, seja em questão de transporte, comunicação, restaurantes e outros negócios, que serão bastante fomentados devido ao evento”, pontuou Carballal.