Goiás e Nova Roma reconhecem natureza estratégica do projeto da Aclara
Acordo visa acelerar a análise e avaliação do processo de licenciamento e apoiar a execução, implementação e operação do projeto, de US$ 582,3 milhões
FONTE: Brasil Mineral.
A Aclara Resources anuncia que assinou um Memorando de Entendimento (“MoU”) com o Estado de Goiás e o Município de Nova Roma, reconhecendo a natureza estratégica do projeto de terras raras Módulo Carina, enfatizando o seu alinhamento com os melhores interesses do Estado e de Nova Roma. Segundo a empresa, esse relacionamento estratégico visa acelerar a análise e avaliação do processo de licenciamento e apoiar a execução, implementação e operação do projeto, reforçando sua relevância para o desenvolvimento social e econômico de Nova Roma e do Estado de Goiás, e posicionando ainda mais o Brasil como um país interveniente-chave no fornecimento sustentável de minerais críticos.
O CEO da Aclara, Ramon Barua, comentou:
“Temos o prazer de anunciar um relacionamento estratégico com o Estado de Goiás e o Município de Nova Roma com o objetivo de acelerar o processo de licenciamento e o desenvolvimento geral do projeto do Módulo Carina. Ao aproveitar nosso depósito Carina de classe mundial, nossa tecnologia exclusiva para produzir terras raras limpas e nosso forte foco no crescimento socioeconômico, nos dedicamos a apoiar Nova Roma e o estado de Goiás por meio da criação significativa de empregos, desenvolvimento de fornecedores locais, treinamento de funcionários, entre outros. Este memorando de entendimento destaca a nossa responsabilidade partilhada na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades locais nas áreas circundantes do Projecto. Estendemos nossa gratidão às autoridades municipais de Nova Roma, às autoridades estaduais e ao Governador de Goiás pelo apoio e comprometimento. Juntos, estamos moldando um futuro melhor para Goiás e estabelecendo uma referência para o progresso regional.”
O Memorando de Entendimento estabelece um quadro de cooperação entre todas as partes para facilitar a implementação do Projecto.
Principais responsabilidades:
• Por parte do Estado de Goiás e Município de Nova Roma – trabalhar para avaliar eficientemente as licenças ambientais e outras licenças necessárias para o projeto, apoiar melhorias de infraestrutura crítica e estabelecer parceria com a Aclara para auxiliar no desenvolvimento da força de trabalho local.
• Por parte da Aclara: Investir US$ 582,3 milhões (CAPEX esperado descrito na avaliação econômica preliminar do Módulo Carina anunciada anteriormente pela Companhia em 22 de janeiro de 2024), criando 3.200 empregos diretos e priorizando mão de obra e fornecedores locais.