Metso fornece equipamentos para fábrica da Galvani na Bahia

O projeto Irecê é um passo significativo para a Galvani na introdução de inovações tecnológicas sustentáveis

FONTE: Brasil mineral

A Metso forneceu um forno de calcinação de cal e um pacote de resfriamento para a fábrica de fertilizantes da Galvani Fertilizantes, localizada em Irecê (BA). O valor total da encomenda é superior a 10 milhões de euros. O projeto Irecê é um passo significativo para a Galvani na introdução de inovações tecnológicas sustentáveis em suas plantas industriais e a expectativa é que a nova unidade produza 350 mil toneladas anuais de concentrado fosfatado e 600 mil toneladas por ano de calcário agrícola.

A empresa finlandesa fornecerá um forno rotativo, um resfriador rotativo e equipamentos auxiliares para o projeto. O forno e o sistema de resfriamento são uma parte crítica no processo de remoção de calcário do concentrado de fosfato. O forno será o maior calcinador de cal já entregue pela Metso, medindo quase seis metros de diâmetro e mais de 140 metros de comprimento. A Metso instalou mais de 200 sistemas de calcinação de cal em todo o mundo.

“A parceria com a Metso trará benefícios estratégicos para a Galvani, permitindo ganhos no processamento mineral em nossa nova unidade no município de Irecê. O lançamento da pedra fundamental desta unidade, ocorrido em maio deste ano, reforça a importância deste projeto para o desenvolvimento da economia do estado da Bahia, no Brasil, e para a geração de emprego e renda. Este marco representa o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento, aumentando a nossa capacidade de atender às demandas do mercado de fertilizantes”, afirma o CEO da Galvani, Marcelo Silvestre. Para Chris Urban, vice-presidente de transferência de calor da Metso, a parceria com a Galvani no projeto é um orgulho. “Com a vasta experiência da Metso em calcinação de cal e tecnologia de forno rotativo e a rica história e experiência da Galvani em fertilizantes fosfatados, temos certeza de que o projeto será um marco de sucesso para ambas as partes”, afirma.