Unipar comemora 55 anos de operações com um olhar mais forte para a sustentabilidade e o social
FONTE: Petronotícias
Não é comum uma empresa no Brasil completar 50 anos. São poucas. Por isso a Unipar fecha o mês maio comemorando 55 anos de operações. Em mais de cinco décadas de atuação, a companhia se consolidou como um importante ator do setor químico e petroquímico, o que reforça a companhia como uma empresa sólida e duradoura. Com o propósito de ser confiável em todas as relações, a empresa se mantém comprometida com sua estratégia e visão de futuro focada em projetos que gerem valor para a companhia. Ela é responsável pela produção de cloro, soda, PVC, hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, dicloroetano e o monocloreto de vinila, esses dois últimos utilizados exclusivamente na fabricação do PVC. Os produtos da Unipar são insumos para diversos segmentos, como as indústrias têxteis, de papel e celulose, alimentos, bebidas, remédios, construção civil e tratamento de água, dentre outros.
De origem brasileira, a Unipar foi constituída em 1969 e, desde então, vem se consolidando como um dos principais grupos privados responsáveis pela instalação e expansão da indústria petroquímica no país. Com mais de 1.400 colaboradores diretos divididos nas três unidades produtivas, localizadas estrategicamente em Cubatão, Santo André, ambas em São Paulo, e Baía Blanca, na Argentina, a companhia está preparada para atender à demanda do Brasil e de outros países. Além disso, está em construção a nova fábrica da companhia, localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, será entregue até o final deste ano. A Unipar vem atuando de forma sustentável em todas as dimensões: interna, sociedade e comunidade, clientes, investidores e instituições e fornecedores. E para concretizar esse discurso, a companhia em 2021 estruturou seu planejamento com uma visão de futuro calcada em um elemento que sempre esteve presente em sua cultura: a sustentabilidade. Com isso, a empresa definiu seus cinco pilares estratégicos, para definição de alocação de recursos e investimentos: Sustentabildiade; Crescimento Sustentável; Excelência Operacional; Competitividade; Equipe e Cultura.
Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar, disse que “Assumir a presidência de uma companhia no ano em que ela completa 55 anos é muito gratificante e reforça o quão sólida e longeva é a Unipar. Tenho como missão manter a empresa comprometida com sua estratégia e visão de futuro com foco em projetos estruturantes e que gerem valor para a companha. Tudo isso mantendo o propósito de ser confiável em todas as relações da empresa.” Visando contribuir com a redução de emissões e da pegada de carbono, a Unipar tem concentrado boa parte dos seus esforços no aumento contínuo da capacidade de autoprodução de energia, visando ampliar a eficiência energética, melhorar a competitividade e reduzir custos operacionais. Para isso, a empresa conta com a participação em três empreendimentos para a geração própria de energia limpa: Complexo Eólico de Tucano (BA), Complexo Eólico Cajuína (RN) e Lar do Sol (MG). Os projetos foram desenvolvidos para suprir a demanda de energia das unidades de Cubatão e Santo André, ambas em São Paulo.
Ainda dentro do pilar de crescimento sustentável, temos como destaque o plano de expansão da fábrica de Santo André. O projeto que recebeu investimentos de R$ 100 milhões, contempla a modernização do equipamento de eletrolise que consome 18% menos energia e a instalação de um forno que reduz as emissões de 2 mil toneladas de CO2 por ano, e em 60% o consumo de água de resfriamento em relação aos fornos convencionais, que não produzem vapor. A companhia também iniciou a modernização tecnológica da fábrica de Cubatão, com a implementação da tecnologia de membrana, que é a mais moderna, sustentável e eficiente do mercado para a produção de cloro e soda. Com aporte de mais de R$ 1 bilhão, o maior investimento da história da Unipar, o projeto terá a maior operação de membrana na América do Sul, com redução de 70mil toneladas na emissão de CO2 por ano e ganhos de eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade. Em meados dos anos 80, no momento em que o setor industrial tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a Unipar inovou e criou o Fábrica Aberta para mostrar que era possível produzir em harmonia com o meio ambiente. Inaugurado em 1985, na unidade de Cubatão (SP), a iniciativa foi estendida em 2018 para as unidades de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina). Desde a sua abertura, mais de 128 mil pessoas fizeram a visita guiada, somando as três unidades da companhia. Pioneiro no que se refere ao turismo industrial, atualmente o programa é referência para outras empresas.